Informações - Novidades - Blog

Um vinho pode ser só um vinho

— Amar a vida mais do que o seu sentido?

— Sim, a vida, sem considerações nem lógica, quando não nos importarmos com a sua lógica

compreenderemos o seu sentido

(Fiódor Dostoiévski, em Os Irmãos Karamázov)


Um vinho nunca é só um vinho. Antes de mais nada, o vinho é uma representação simbólica profunda. Há aspectos históricos que se conectam numa rede complexa de significações com as culturas de diferentes povos. O vinho tem também significados religiosos, especialmente para o cristianismo, que espalhou videiras e a cultura do vinho pelas Américas - seria uma heresia dizer que um vinho é apenas um vinho, é sempre muito mais.


René Magritte (1898–1967) A Traição das Imagens (Isso não é um cachimbo), 1929

O vinho é também tudo o que vem antes do vinho. Toda a história de um terroir consagrado ou de um novo lugar que é desbravado por visionários apaixonados. É o trabalho do produtor de uvas, que lida com as variações de humor do tempo, entre chuva e sol, frio e calor, lutando contra os elementos e aproveitando o que a natureza oferece de melhor. É a dedicação do enólogo, num trabalho cotidiano de acompanhamento do precioso líquido presenteado por Baco.


Um vinho é também o zelo dos sommeliers e de outros profissionais que escolhem aquela garrafa para estar naquele lugar naquele momento. São os anos de estudo e os litros degustados, comparando diferentes regiões, uvas e vinícolas. É a atenção aos detalhes das sensações que provocará na taça - nuances de cores, a complexidade aromática, o turbilhão de gostos e sensações táteis. É a formação do par com um prato específico. É, mais que tudo, o que deixará na memória de quem o degustou.



Um convite para beber um vinho nunca é apenas para beber um vinho. É tudo o que está ao redor da taça, da garrafa e da mesa. São os amigos que se reúnem para compartilhar. É um sonho apaixonado de conquista. Uma tarde de meditação solitária sobre a vida - ou a companhia de um livro qualquer.


Mas o vinho permanece como essas coisas fundamentais que não mudam com o passar do tempo. E, para que possa abrir espaço para todos esses significados, precisamos nos lembrar ("Play it, Sam! Play it! Play "As Time Goes By"), que um vinho precisa assumir toda a sua simplicidade e ser só um vinho.


Autor: OIV MSc Júlio César Kunz

Psicanalista, sommelier, mestre em vinhos na França, diretor de ensino e professor homologado da ABS-RS, mas não é poeta


SOBRE A ABS-RS

Somos a ABS/RS uma Associação que promove cultura e lazer para os apaixados por vinhos, outras bebidas e gastronomia. Entre os nossos principais objetivos, está a formação de profissionais para a cadeia de bebidas e alimentos. Clique aqui e saiba mais...

LOCALIZAÇÃO

(54) 99972-0130

 

RS-444, KM 21 - Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves/RS  

CEP: 95700-000

 

contato@absrs.com.br

ACOMPANHE AS NOVIDADES

  • Instagram ABS-RS
  • YouTube ABS-RS
  • Facebook ABS-RS

© 2020 Todos os direitos reservados para ABS-RS