Novidades e informações da ABS-RS

ABS-RS elege nova diretoria para triênio 2021-2023

Grupo presidido por Júlio César Kunz é ampliado com profissionais do vinho. Entre as bandeiras dos 12 integrantes estão ampliar a profundidade do conhecimento, criar experiências inovadoras e auxiliar na articulação com outras entidades representativas do setor vitivinícola



Uma nova diretoria para o triênio 2021-2023 foi eleita para a Associação Brasileira de Sommelieres – regional do Rio Grande do Sul (ABS-RS). O florense Júlio César Kunz assume como presidente do grupo. O psicanalista, sommelier, engenheiro de alimentos e mestre em vinhos pela Universidade de Paris/OIV ficará três anos na liderança da secção gaúcha da instituição. Kunz, que também atua ativamente na Associação Universitária Internacional da Vinha e do Vinho (ligada à Organização Internacional da Vinha e do Vinho - OIV), tem como vice-presidente o porto-alegrense Marcelo Vargas, mestre em vinhos na Itália. Vargas é professor convidado de pós-graduação da Università di Camerino (Itália), da pós-graduação da PUC-RS e integra o conselho científico no MBA em Marketing e Negócios do Vinho e Pós de Negócios em Alimentos e Bebidas da ESPM-Sul, além de ser pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensorial para projetos nas áreas de Análise Sensorial, Consumer Science e Neurociência Aplicada. A nova diretoria é composta por 12 profissionais e será apresentada oficialmente na próxima segunda-feira (8), às 18h45min, em uma live do movimento Bella Ciao sobre Grandes Tendências do Mundo do Vinho, apresentada no canal da ABS-RS no YouTube.


Entre os principais objetivos do grupo está trabalhar com cada vez mais profundidade no conhecimento como principal pilar da instituição. A ABS-RS também projeta estar preparada para oferecer experiências diferenciadas tanto no ambiente online, como no tradicional formato presencial, assim que as condições necessárias da crise sanitária sejam alcançadas. Outra bandeira da associação será imprimir velocidade na articulação com outras entidades representativas do setor vitivinícola, de modo a construir uma agenda positiva em prol da cadeia gaúcha e nacional do vinho.


“Trabalharemos para que a ABS-RS seja a voz do sommelier, uma profissão que tem conquistado notoriedade no Brasil, tendo em vista o recente aumento do consumo de vinho, que estava estagnado há décadas em menos de 2 litros per capita e que chegou a 2,8 litros em 2020”, revela Kunz, que como diretor de ensino na gestão anterior alicerçou as bases pedagógicas dos cursos de formação da entidade.

Ainda fazem parte da diretoria para o triênio 2021-2023, Andreia Gentilini Milan, como diretora Financeira; o secretário e responsável pelas Relações com a Imprensa, Marcos Graciani; o diretor de Ensino, Maurício Roloff; e o diretor de Degustação, Vinícius Santiago, que já integravam a gestão anterior. Também se juntam ao grupo Patrícia Binz, assumindo como diretora de Marketing; Caroline Dani, diretora Relacionamento com Aluno, além de Juciane Casagrande Doro, que se responsabilizará pela área de Relações Institucionais da ABS-RS.


Júlio César Kunz, com mestrado em vinhos formado na França, assume como novo presidente da ABS-RS

As três novas integrantes do capítulo gaúcho da ABS têm uma característica comum entre o grupo formado há seis anos: a multidisciplinaridade. Patrícia é nutricionista, com especialização em branding e mestre em turismo e hospitalidade. Caroline, por sua vez, é doutora em bioquímica e tem ampla experiência no campo acadêmico. Já Juciane é enóloga, profissão que estabelece um vínculo direto com os sommeliers. O conselho fiscal está a cargo de Débora Paixão, Jean Sonza e Silvana Gentilini.


“Foi necessário reforçar a equipe, pois a ABS-RS cresceu muito com as atividades que teve ao longo de 2020. Se antes já tínhamos muitos interessados que vinham de outros estados, os cursos online, que contam com o desenvolvimento do inovador kit Sommelier Experience, atraíram alunos de todo o Brasil. E esse fato só aumenta nossa responsabilidade em oferecer formações de alta qualidade com foco no estado do Rio Grande do Sul”, explica o novo presidente.

Kunz antecipa ainda que a diretoria que assume tem como alvos incrementar parcerias com entidades representativas de toda cadeia que envolve o setor, vinícolas e importadoras, além da implementação de atividades regulares para os associados.


Em seis anos de atividades, a ABS-RS formou 354 sommeliers, residentes de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, em 10 turmas presenciais.


Em 2020, a associação certificou 334 alunos em quatro diferentes formações, sendo que o curso intensivo de vinhos teve três turmas, totalizando 104 pessoas. Além disso, os dois workshops também promovidos no ano passado pela ABS-RS foram assistidos por 1.238 participantes. Um recorde mundial foi estabelecido com o tema Terroir de Uvas, visto simultaneamente por mais de 500 espectadores.



O movimento Bella Ciao, ação iniciada em março de 2020 para alentar os brasileiros que tiveram de cumprir quarentena em razão da pandemia do coronavírus, ofereceu 115 aulas gratuitas. O Bella Ciao pode ser acessado no canal do YouTube da ABS-RS.



NOVA DIRETORIA DA ABS-RS | 2021/2023


Presidente: Júlio César Kunz

Vice-presidente: Marcelo Vargas

Diretora Tesoureira: Andreia Gentilini Milan

Secretário e Relações com Imprensa: Marcos Graciani

Diretor de Ensino: Maurício Roloff

Diretor de Degustação: Vinícius Santiago

Diretora de Marketing: Patrícia Binz

Diretora Institucional: Juciane Casagrande Doro

Diretora de Relacionamento com Aluno: Caroline Dani



CONSELHO FISCAL


Débora Paixão

Jean Sonza

Silvana Gentilini