top of page
Buscar

ABS-RS promove evento em comemoração ao dia do Sommelier

Ciclo de debates on-line será realizado em 5 de junho



Junho pode ser um mês de referência não somente para os amantes de Baco, mas também para os profissionais responsáveis pelo serviço do vinho. No dia 3 de junho é comemorado o Dia Internacional do Sommelier, enquanto no Brasil o primeiro domingo de junho é o Dia Nacional do Vinho.


Para marcar essas datas, especialmente a da profissão de Sommelier, a regional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) brindará seus associados e ex-alunos, além de todos os amantes da bebida, com a Jornada do Sommelier. A ação será realizada no dia 5 de junho, sábado, com dois debates – um pela manhã (10h) e outro à tarde (16h). O evento acontecerá de forma virtual no canal do YouTube da ABS-RS.


“A ABS-RS é a entidade que dá voz aos Sommeliers e Sommelières. Por isso, vamos comemorar essa data tão importante debatendo os rumos dessa profissão que também foi desafiada a se reinventar com a pandemia. Reuniremos um grupo de experts da área para dividir suas experiências com os atuais e futuros profissionais. Venham aprender e brindar conosco”, convida Marcelo Vargas, vice-presidente da ABS-RS.


Convidados especiais


O debate da manhã destacará a profissão de Sommelier no Brasil mostrando a realidade do mercado, as expectativas do setor, as atividades relacionadas à ocupação, assim como os concursos nacionais e internacionais. O encontro terá a participação do Sommelier Diego Arrebola, que já foi eleito por três vezes o melhor profissional do país (2012, 2016 e 2018). Hoje é consultor, já tendo prestado serviços com palestras e eventos para diversas empresas e associações. Também estará presente Deisi da Costa, Sommelière Destaque no Prêmio ABS-RS 2019. Formada pela ABS-RS, Deisi cursava psicologia quando decidiu estudar os vinhos. A Sommelière gaúcha Lívia Maciel, que também recebeu formação na regional gaúcha da ABS e hoje atua no Paraná, é outra convidada do debate matutino.


“A profissão ainda é muito recente no Brasil. E muitos dos profissionais formados pela ABS-RS, depois de conheceram profundamente essa ocupação, empreenderam abrindo novos negócios no mercado, prova de que existem inúmeras oportunidades país afora”, destaca Marcos Graciani, diretor da ABS-RS e secretário da mesa pela manhã, função que será exercida por Marcelo Vagas à tarde.



Profissão de sommelier no Brasil


A profissão de Sommelier ao redor do mundo será o foco do evento que inicia às 16h. Danio Braga, italiano com mais de 30 anos no Brasil e nome reconhecido na alta gastronomia nacional e mundial, será um dos convidados. Braga foi fundador da ABS e hoje preside a ABS-Brasil. Ele também é membro da Ordre des Chevaliers des Coteaux de Champagne. O Sommelier belga William Wouters, presidente da Association de la Sommellerie Internationale (ASI), também fará parte da mesa. Ele também produz vinhos juntamente com sua mulher, a enóloga Filipa Pato. Jorge Lucki, colunista do jornal Valor Econômico, é outro debatedor. Com formação na Académie du Vin de Paris, Lucki também é consultor de livros traduzidos sobre a bebida no Brasil. A mediação dos dois encontros será feita pelo professor Júlio César Kunz, psicanalista, Sommelier e atual presidente da ABS-RS.


Concurso cultural


Os participantes do evento têm a a oportunidade de ganhar cursos de Sommelier e outros de vinhos da ABS-RS. Para concorrer as vagas, basta entrar no concurso cultural e responder a pergunta: o bom Sommelier é aquele que... As melhores respostas serão informadas pela associação.





Serviço – Jornada do Sommelier


Data: 5 de junho, sábado

Horários: 10h e 16h

LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page