top of page
Buscar

Wallace Gonçalves Neves é o melhor Sommelier do país em 2022

ABS Brasil, em conjunto com a ABS-RS, promoveu o concurso que teve como palco o Vale dos Vinhedos, primeira Denominação de Origem brasileira, em Bento Gonçalves



Wallace Gonçalves Neves – Melhor Sommelier do Brasil 2022
Wallace Gonçalves Neves – Melhor Sommelier do Brasil 2022

Wallace Gonçalves Neves é o melhor Sommelier do país neste ano. O anúncio foi feito no sábado (5) pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) que promoveu o concurso com o apoio da seccional gaúcha da entidade. Ele concorreu com os também Sommeliers Luís Otavio Álvares Cruz e Renato Brasil. Os candidatos foram selecionados em uma prova teórica onde 19 participantes das regionais de Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo participaram. Os três finalistas tiveram de indicar, por exemplo, quais são determinadas bebidas servidas às cegas ou mesmo encontrar erros em uma carta, além de apresentarem o serviço formal do vinho. Toda a prova pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube da ABS-RS. Para melhor entendimento dos espectadores, a prova foi comentada por Vinícius Santiago, sommelier homologado pela ABS-Brasil e diretor de degustação da ABS-RS.


Pela primeira vez o Rio Grande do Sul sediou o evento nessa modalidade, pois em 2012 a Capital Nacional do Vinho já tinha acolhido o concurso Pan-Americano. A disputa ocorreu no Spa do Vinho, condomínio vitivinícola encravado no Vale dos Vinhedos, primeira Denominação de Origem brasileira. A data também coincidiu com a realização da 30ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), onde Neves também foi um dos 16 comentaristas.


O melhor Sommelier do país é do Rio de Janeiro, onde atuou nos principais restaurantes e hotéis da cidade. Ele tem em sua formação cursos na área de hotelaria, gastronomia, liderança, além de estágios e atividades didáticas em restaurantes e vinícolas em países da América Latina e da Europa. Atuou como Sommelier executivo no Sheraton Rio Hotel e no resort. Atualmente mora em Uberlândia (MG) onde presta consultoria no segmento de vinhos para algumas empresas da região, além de ser Wine Manager do Select Wine Bar na cidade. “Sempre me desafiei em concursos do gênero. Essa é minha quarta tentativa e minha primeira final. A persistência é a chave do êxito. Essa conquista marca um recomeço em minha carreira, de modo que eu possa me preparar melhor para o Pan-Americano de 2024”, destaca Neves.



Wallace Gonçalves Neves – Melhor Sommelier do Brasil 2022
Wallace Gonçalves Neves – Melhor Sommelier do Brasil 2022

“A disputa que aconteceu em Bento Gonçalves neste final de semana nada mais que uma extensão do concurso feito um ano atrás para eleger o melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. A ABS-RS tem maturidade plena e está ciente daquilo que precisa ser feito e como deve ser feito em eventos como esse. Desejo que nos próximos anos tenhamos um engajamento maior de profissionais que trabalhem em vinícolas ou e restaurantes, de modo que essa região, que é a pátria do vinho e que elegemos para a escolha do melhor Sommelier, eleve o nível dos profissionais que trabalham aqui na terra onde se produz a maior parte do vinho fino no Brasil. Espero que a ABS-RS volte a sediar o concurso de melhor Sommelier do país nos próximos anos”, destaca Danio Braga, presidente da ABS Brasil e seu fundador, em 1983.


"A regional gaúcha da ABS muito se orgulha de sediar o concurso. Espero que a iniciativa inspire outras seccionais a fazerem o mesmo, pois a audiência do público em todo o Brasil, onde tivemos quase 2 mil visualizações em praticamente 24 horas, demonstrou que a profissão tem conquistado relevância e que os profissionais estão fazendo questão de, também, testarem suas habilidades práticas e teóricas, algo muito salutar para o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva", sustenta Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS.



Júlio César Kunz, Wallace Gonçalves Neves e Danio Braga
Júlio César Kunz, Wallace Gonçalves Neves e Danio Braga


Desde sua fundação, a ABS Brasil e suas representações estaduais são filiadas à Association de la Sommellerie Internationale (ASI). Com sede em Paris, a ASI é a principal representante mundial desses profissionais. Institucionalmente, cabe à ABS organizar, periodicamente, concursos para a certificação de profissionais, tanto a nível regional como a nível Brasil, esse último o máximo reconhecimento que um Sommelier pode alcançar no país. Esses concursos seguem rigorosamente a metodologia utilizada internacionalmente pela ASI.



Vencedores do Prêmio ABS-RS


A ABS-RS também anunciou no sábado os vencedores do Prêmio ABS-RS do ano. A Valmarino, de Pinto Bandeira, foi eleita a vinícola destaque. Na categoria melhor Carta de Vinhos, ganhou a Pizza Entre Vinhos, que tem restaurante no Vale dos Vinhedos. No Serviço de Vinho, o destaque foi para a Trattoria Mamma Gema. Ela está inserida, inclusive, na região que ganhou o prêmio de Paisagem Vitícola, que foi o Vale dos Vinhedos. O winebar que venceu foi o Cinco Cepas. O Destaque Experiência em Enoturismo foi a da Vinícola Geisse de Pinto Bandeira. Na categoria Loja de Vinhos venceu a Adega Refinaria de Bento Gonçalves. O Caitá venceu em Adega de Supermercado. Entre os profissionais em destaque, a melhor sommelière de 2021, Deisi da Costa, ganhou como Personalidade do Vinho. O Embaixador do Ano 2022 é o sommelier Luiz Osmar Richter, formado na turma online de sommelier número 5, de Giruá.



Luiz Osmar Richter (Embaixador ABS-RS 2022) e Júlio César Kunz
Luiz Osmar Richter (Embaixador ABS-RS 2022) e Júlio César Kunz

O Prêmio ABS-RS indicou cinco nomes escolhidos por uma comissão de especialistas e associados da ABS-RS que, depois, receberam, no total, 882 votos do público consumidor em um escrutínio online que foi feito em setembro. Foram selecionados os nomes com maior número de indicações. O regulamento exclui qualquer empresa que tenha relação com a diretoria ou conselho, bem como parentes em até terceiro grau. A diretoria também escolheu, de forma exclusiva, o embaixador ou embaixadora da ABS-RS. O prêmio não envolve qualquer investimento financeiro dos indicados.



Veja, a seguir, a relação dos ganhadores em cada uma das categorias do Prêmio ABS-RS.


CARTA DE VINHOS DESTAQUE Pizza entre Vinhos (Bento Gonçalves)


VINÍCOLA DESTAQUE

Valmarino (Pinto Bandeira)


SERVIÇO DE VINHO EM RESTAURANTE

Tratoria Mamma Gema (Bento Gonçalves)


WINEBAR DESTAQUE

Cinco Cepas Vinheria (Bento Gonçalves)


EXPERIÊNCIA EM ENOTURISMO DESTAQUE

Família Geisse (Pinto Bandeira)


PERSONALIDADE DO VINHO

Deisi da Costa (melhor sommelier RS 2021)


LOJA DE VINHO DESTAQUE

Adega Refinaria (Bento Gonçalves)


PAISAGEM VITÍCOLA

Vale dos Vinhedos – RS


ADEGA DE SUPERMERCADO

Caitá Supermercados – RS


EMBAIXADOR DO ANO 2022

Luiz Osmar Richter (Giruá)





Comentarios


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page