top of page

Segredos da Toscana são revelados no Papo de Sommelier

Berço dos Brunellos e Chiantis, essa região italiana guarda histórias e curiosidades reveladas pelo escritor gaúcho Michael Waller numa descontraída conversa com a professora Patrícia Binz


Foto Johny Goerend/Unsplash

Visitas e pesquisa de dois anos sobre Toscana rendeu livro e histórias para o escritor Michael Waller
Visitas e pesquisa de dois anos sobre Toscana rendeu livro e histórias para o escritor Michael Waller

É hora de você conhecer a Toscana pelo olhar de Michael Waller, autor reconhecido por seus livros sobre vinho. Ele viajou para viver de perto essa região vitivinícola incrível e buscar inspiração para sua nova obra. Os bastidores trazem histórias reais que muitas vezes ficam fora dos holofotes. Recebido pela diretora Patrícia Binz no segundo episódio do podcast Papo de Sommelier, ele compartilha curiosidades e segredos descobertos após uma temporada intensa nesse destino.

 

Berço dos renomados Brunellos de Montalcino, Chiantis e Bolgheris, esse território tem 95,7% de sua área de vinhedos destinados à produção de rótulos com denominação protegida, seja sobre a Denominação de Origem Controlada (D.O.C) ou Denominação de Origem Controlada e Protegida (D.O.C.G). E, segundo constatação de Waller, 2/3 deles são ou estão em conversão para produção biológica, com manejo orgânico.

 

Como praxe, além de conhecimentos acerca do tema, os participantes trazem uma bebida para degustar e compartilhar com a audiência. Nesse, Patrícia conduz a conversa com um Negroni em mãos, um clássico drink italiano. Esse exemplar também contém um segredo relacionado à sua elaboração que é revelado pela diretora de Marketing da ABS-RS  ao final do bate-papo. Já Waller gira em sua taça um Brunello bastante exclusivo, com tiragem pequena, elaborado por um dos fundadores do consórcio de Montalcino.

 

Entre as histórias garimpadas para a ocasião, está a de uma família de produtores com tradição histórica, mas que, em 2026, venderam o negócio para um grupo francês. Este, por sua vez, contratou um profissional chileno para restauração dos vinhedos e da vinícola em si.


E há ainda o caso de um produto da região inicialmente censurado no mercado norte-americano por conter um certo excesso de “sex appeal” no rótulo e que acabou ganhando fama justamente por isso.

 

O Papo de Sommelier está disponível na plataforma de áudio Spotify e no canal da ABS-RS do Youtube. A cada 15 dias um novo tema entra no ar, podendo ser acessado a qualquer momento do seu dia. E você também pode interagir e participar do assunto seguinte. Ao final do episódio, os apresentadores informam o próximo tema possibilitando o envio de perguntas que poderão ser abordadas pelos anfitriões. Sugestões para episódios também são sempre bem-vindas, bastando enviar os questionamentos ou sugestões nos comentários do áudio ou vídeo dos episódios. Vem papear com a gente!


Patrícia Binz conduz o bate papo no segundo episódio do podcast Papo de Sommelier
Patrícia Binz conduz o bate papo no segundo episódio do podcast Papo de Sommelier

Ouça e assista o Papo de Sommelier:


No Spotify: No YouTube:






Comments


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page