Por Patrícia Binz
Sommelier, professora e diretora de Marketing da ABS-RS
Fotos Patrícia Binz, ABS-RS
Vinhedos da Macari Wines e jardim da McCall, vinícolas localizadas em Long Island
A cidade de Nova Iorque é famosa por seus arranha-céus e pelo ambiente urbano vibrante, o que torna difícil imaginar vinícolas ou vinhedos nas proximidades. No entanto, o estado de Nova Iorque é vasto e, em uma área equivalente a metade do estado do Rio Grande do Sul, existem vinícolas urbanas que oferecem experiências enogastronômicas incríveis, além de vinhedos localizados a menos de três horas de carro da metrópole. Por isso, prepare-se para prolongar sua estada na Big Apple, pois há muito o que degustar!
Começando com as vinícolas urbanas, tive a oportunidade de visitar em Manhattan a City Winery, dedicada a experiências enogastronômicas, fundada em 2008 e que se expandiu, principalmente, pelo leste dos Estados Unidos. Lá, é possível degustar vinhos no contexto gastronômico do restaurante, enquanto se observa um pouco do processo de elaboração.
Depois da clássica passagem pela ponte do Brooklyn, não deixe de visitar a Red Hook Winery, um local encantador com vistas deslumbrantes. Lá, você encontrará uma variedade de vinhos, desde os convencionais até aqueles elaborados com leveduras indígenas. Clássicos como Sauvignon Blanc, Chardonnay e cortes bordaleses, provenientes de diferentes regiões americanas, apresentam características bem peculiares.
Se você acredita que o cenário ideal para vinhedos envolve belas praias, restaurantes e mansões, então Long Island, a leste da cidade de Nova Iorque, é o seu destino. Com três A.V.As (American Viticultural Area, que seria o equivalente a uma Indicação Geográfica) — The Long Island A.V.A, Hamptons Long Island A.V.A e North Fork Long Island A.V.A — e 57 produtores, a região é vasta e diversificada. Para aproveitar ao máximo, recomenda-se visitar tanto o sul quanto o norte (South Fork e North Fork), incluindo a parte turística dos Hamptons. Porém, é no norte que se encontra a maior concentração de vinícolas.
As condições climáticas diferem entre as A.V.A.s do norte e do sul: no South Fork, a proximidade com a baía e o oceano atlântico provoca nevoeiros frequentes, e em North Fork há um clima mais equilibrado, trazendo um pouco mais de tranquilidade aos produtores. E os solos, por mais que tenham composições distintas entre as sub-regiões, apresentam boa drenagem e baixa fertilidade.
No geral, há um clima marítimo e a presença de terreno arenoso, que proporcionam um terroir excepcional, ideal para a produção de vinhos com boa acidez e uma elegante concentração de aromas e sabores. Embora a umidade possa ser um desafio, a safra de 2024, que foi excepcionalmente seca e promete produtos espetaculares.
As uvas cultivadas na região são variadas, incluindo chardonnay e pinot noir para vinhos tranquilos e espumantes, além de viognier, semillon, cabernet sauvignon, syrah e petit verdot. As variedades francesas são as mais plantadas, com alguns produtores explorando uvas europeias de outras origens.
Uma sugestão é visitar a região durante o outono, quando a natureza se transforma em uma paleta de amarelos, laranjas e vermelhos. É também a época da colheita de algumas uvas e, ao contrário do verão, a região é menos movimentada. Além disso, você poderá explorar as tradicionais fazendas de abóboras e girassóis.
Para começar seu dia de vinhos, não perca a Macari Vineyards (foto acima). Localizada em Mattituck, em North Fork, é o lugar ideal para degustar vinhos excepcionais. A dedicação é evidente na equipe e, além da qualidade, conta com uma boa dose de inovação nos produtos. O winemaker Byron Elmendorf é um especialista na extração do melhor do terroir de North Fork. Por isso, dedique um tempo para degustar com atenção e passe na loja para aproveitar em casa mais o que a Macari pode oferecer.
O próximo destino é uma vinícola conhecida por seus pinot noirs e seus saborosos hambúrgueres: a McCall Wines (foto acima). É aquele lugar pitoresco imperdível para sentar ao ar livre, comer e beber bem. Procure visitá-los em uma data com o "burger night", pois são conhecidos por este clássico. Diversas uvas fazem parte do portfólio da vinícola, desde chardonnay até os tintos mais encorpados, porém dou destaque para a elegância do pinot noir, que aparece em versões do mais leve e frutado, ao mais concentrado com passagem por madeira e quase 10 anos de envelhecimento. Aliás, se quiser buscar por garrafas mais antigas, esta pode ser uma bela visita para degustar ou comprar rótulos envelhecidos. Tudo isso bem planejado com a experiência do espanhol Miguel Marin, profissional de larga experiência em países como Austrália, Chile e na tradicional região da Califórnia.
E, para finalizar o dia curtindo uma paisagem espetacular em um local elegante e de hospitalidade primorosa, encante-se com a Wölffer Wine (foto acima). É o local ideal para apreciar a gastronomia e os belíssimos vinhos. O winemaker alemão Roman Roth viajou o mundo trabalhando e se dedica integralmente a elaborar os melhores vinhos de South Fork. Eles oferecem produtos mais populares com uma bela qualidade, até rótulos raros e de coleção. Mas compreenda que desde as opções de entrada tem a dedicação desse enólogo ilustre do mundo dos vinhos.
Long Island possui certificação própria de sustentabilidade e todos os produtores visitados demonstram um compromisso real com a causa. Estes pensam além do ambiental, especialmente no que diz respeito às pessoas. Por isso, também vale entender mais sobre esse aspecto tão importante para as pessoas que vivem lá.
É muito fácil transitar no local, embora seja necessário estar atento ao trânsito, especialmente durante os horários de pico. Por ser um destino turístico popular, especialmente no verão, você encontrará opções de hospedagem encantadoras que proporcionam uma sensação de aconchego, perto das vinícolas.
Para saber mais, visite o site oficial da região de Long Island: https://liwines.com/, ou das vinícolas: https://macariwines.com/, https://www.mccallwines.com/ e https://www.wolffer.com/.
Comments