top of page
Buscar

LOTADO - Curso Online Uvas Viníferas Sem Segredo

Tudo que você precisa saber sobre as variedades internacionais e autóctones


A lista oficial de castas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) conta com 4.020 diferentes castas de uvas. Porém a própria Organização estima que sejam plantadas hoje nos 44 principais países vinícolas cerca de 10.000 diferentes variedades. O livro mais profundo sobre o assunto, da especialista Jancis Robinson, mostra mais de 1.400 uvas de grande importância na produção global. Não há profissional do mundo que possa dominar as expressões de todas elas. Por isso, propomos uma maneira para ajudar a entender melhor toda essa complexidade.



Neste curso on-line da ABS-RS: Uvas viníferas sem segredo, apresentaremos com profundidade os critérios definir quais são as uvas internacionais, suas variações e influência em cada local onde é plantada. Vamos estudar também o conceito de uva autóctone, abordando intensamente diferentes castas cultivadas tradicionalmente na França, Itália, Espanha, Portugal, outras regiões da Europa, Ásia, Oriente e América. Uma formação para aqueles procuram uma capacitação técnica para ampliar e aprofundar o seu conhecimento sobre a diversidade de castas, as suas expressões, estilos de vinhos e tipicidade.


As aulas serão ministradas pelos professores Júlio César Kunz, que possui mestrado em vinhos pela OIV na França e Marcelo Vargas, com mestrado em vinhos na Itália. Além da grande experiência acadêmica, os mestres são homologados pela ABS-Brasil e possuem grandes experiências de mercado, trabalhando em empresas do segmento e vinícolas internacionais.

Vagas limitadas!



Datas:

07 de julho a 11 de agosto de 2020


Horário:

Terças-feiras - 19h

Sábados - 16h


Material Didático:

Apostila digital com os conteúdos do curso



Certificado:

Certificado oficial da Associação Brasileira de Sommeliers-RS com chancela internacional da ASI - Association de la Sommellerie Internationale






Programa do curso:


Módulo 1 Desvendando os mistérios do terroir

Módulo 2 – Uvas que conquistam o mundo

Módulo 3 – Estrelas e destaques internacionais

Módulo 4 – Os clássicos regionais e autóctones

Módulo 5 – Castas além do convencional

Módulo 6 - Brasil e suas expressões internacionais


Módulo Bônus - O oriente e outros mistérios




Professores:


O curso é ministrado por professores homologados da ABS-Brasil, com profundo conhecimento e grande experiência nacional e internacional no mundo dos vinhos.


Júlio César Kunz - Mestrado em Negócios do Vinho pela Université de Paris Ouest e Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Engenharia de alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem diversos cursos internacionais e visitou as principais regiões produtoras de uvas e vinhos das Américas, Europa e Ásia. No âmbito acadêmico, no que diz respeito ao mundo do vinho, realizou pesquisas científicas em vitivinicultura, enologia, análise sensorial, marketing e comportamento do consumidor, com estágios no Brasil, Argentina, França e Itália. Com 20 anos de experiência, trabalhou em diferentes áreas em diversas vinícolas no Brasil, Espanha e Itália, com atuação também em mercados de outros países. Hoje, atua como psicanalista clínico, consultor em marketing de bebidas com foco em estratégias e comportamento do consumidor, palestrante, professor universitário e diretor de ensino da ABS-RS.


Marcelo Vargas - Mestrado em Wine Business pela Università di Camerino (Itália). MBA em Marketing e Negócios do Vinho (ESPM). Especialização em Sensory Analysis e Consumer Science pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale (Itália). Graduação superior em Comunicação e Marketing. Professor de pós-graduação da Università di Camerino (Itália) e PUCRS. Coordenador no MBA em Marketing do Vinho e Pós em Negócios de Alimentos e Bebidas da ESPM. Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers. Certificado Avançado em Vinhos e Destilados WSET (Wine & Spirits Education Trust). Pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensoriale para projetos nas áreas de Análise Sensorial, Consumer Science e Neurociência Aplicada. Diretor Executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Mais de 15 anos de experiência em multinacionais nas áreas de A&B. Docente nas áreas de vinhos, outras bebidas e alimentos no Brasil e no exterior.




LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page