top of page
Buscar

Curso Intensivo de Vinhos On-line da ABS-RS


O Curso On-line Intensivo de Vinhos é o mais abrangente e completo curso de introdução ao mundo da bebida, especialmente desenvolvido para leigos em busca de formação ou iniciantes que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. Os alunos podem assistir as aulas ao vivo e depois rever as gravações, para melhor aprendizado. O curso aborda, de forma sistemática e didática, todos os principais tópicos relacionados à degustação e apreciação de vinhos - de sua história e importância social ao serviço do vinho em casa ou nos restaurantes.


São ensinadas também questões como a importância da viticultura para a qualidade do vinho, o processo de vinificação de brancos, tintos e espumantes, os cuidados na guarda e armazenamento dos vinhos e ainda os fundamentos da harmonização entre vinho e comida. O aluno inscrito no curso receberá em casa o Kit Sommelier Experience, composto por caixa de madeira exclusiva, com todas as dosagens dos vinhos que serão degustados nas aulas. Os vinhos são de diferentes lugares do mundo.


Vagas limitadas e por ordem de inscrição!



Datas:

01/12/2020 - Módulo 1 – Terroir, Ciclo da Vinha e Vinificação

08/12/2020 - Módulo 2 – Introdução à Degustação e Estilos de vinhos

15/12/2020 - Módulo 3 – Harmonização e Enogastronomia

22/12/2020 - Módulo 4 - Serviço do Vinho

Horário:

19h às 22h – ao vivo pelo Zoom. Aulas ficam gravadas e acessíveis por 180 dias


Degustação – Sommelier Experience da ABS-RS:

Todas as aulas são acompanhadas com degustações de vinhos. Alunos recebem o kit Sommelier Experience da ABS-RS em seu endereço, composto por uma caixa de madeira, 12 vinhos em embalagens fracionadas de 30ml cada, ficha de degustação e cartela de cores.




SOMMELIER EXPERIENCE | INOVAÇÃO NO ENVASE


A inovação da ABS-RS – Sommelier Experience –, em parceria com a Petronius Beverages, é que os vinhos que serão degustados no Curso Intensivo são fracionados com a mesma tecnologia de envase dos rótulos normais de 750ml, com validade de 90 dias e inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O responsável técnico é Emílio Kunz Neto (CREA/RS 123386), com mais de 40 anos de experiência em indústria de bebidas.


As garrafas de vinhos são abertas cuidadosamente e conectadas a um equipamento próprio para transferência. As pré-formas (tubetes) são conectadas a outra extremidade do equipamento que é dotado de sistema de exaustão por nitrogênio. Após efetuada a conexão, o ar presente no sistema é substituído por nitrogênio. Em seguida, o vinho é transferido de forma isobárica da garrafa até as pré-formas com injeção de nitrogênio e, logo depois, fechadas com tampa própria. Este processo garante a conservação ideal dos vinhos, mantendo suas características organolépticas originais.


Certificado:

Certificado oficial da Associação Brasileira de Sommeliers-RS com chancela internacional da ASI - Association de la Sommellerie Internationale


Material Didático:

Material digital com o conteúdo para acompanhamento das aulas


Benefícios dos curso on-line da ABS-RS:

• Acesso ao curso por 180 dias;

• Curso modular para acompanhar no seu tempo;

• Assista quantas vezes quiser;

• Veja em qualquer dispositivo, basta ter acesso à internet.




Programa do curso


O curso acontece em 4 módulos de 3 horas-aula ao vivo. Aulas ficam gravadas e acessíveis por 180 dias aos alunos.


Módulo 1 – Introdução - Degustação e Estilos de vinhos

• Os sentidos e a relação com o vinho

• Ficha de degustação

• Avaliação visual, olfativa, gustativa

• Níveis de qualidade e estilos de vinhos


Módulo 2 – Terroir – Ciclo da Vinha e Vinificação

• Ciclo da vinha

• Conceito e fatores do terroir

• Princípios de vinificação

• A influência da técnica no estilo do vinho


Módulo 3 – Serviço do Vinho

• Fundamentos de conservação

• Adegas e vedações

• Técnicas de serviço

• Temperatura e etiqueta


Módulo 4 – Harmonização e Enogastronomia

• Noções básicas de enogastronomia

• Bases e etapas da harmonização

• Componentes, texturas e aromas

• Hierarquização de elementos





Professores do curso


O curso é ministrado por professores homologados da ABS-RS, com profundo conhecimento e grande experiência nacional e internacional no mundo dos vinhos.


Júlio César Kunz - Atua no setor vitivinícola desde 2001, tendo trabalhado em importantes projetos no Brasil e no exterior. É Sommelier pela Associação brasileira de Sommeliers, Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Negócios do Vinho pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e a Universidade de Paris X, com visitas a estudos às principais regiões vitivinícolas em 27 países. Especializado também em estratégia e negócios internacionais pelo MIB Trieste School of Management, com estágio em Montalcino (Itália), além de diversos cursos nacionais e internacionais nas Américas, Europa e Ásia. Enquanto crítico, colaborou com diferentes publicações brasileiras sobre bebidas, com a oportunidade de entrevistar grandes nomes, tais como Steven Spurrier, Jancis Robinson, dentro outros. Hoje é psicanalista e, além de professor convidado de diferentes universidades e consultor, é diretor de ensino e professor homologado da ABS-RS e conselheiro da Associação Internacional das Universidades da Uva e do Vinho (AUIV), ligada à OIV.


Marcelo Vargas - Mestrado em Wine Management pela Università di Camerino (Itália). MBA em Marketing e Negócios do Vinho (ESPM). Especialização em Sensory Analysis e Consumer Science (Itália). Graduação superior em Comunicação e Marketing. Professor de pós-graduação da Università di Camerino (Itália) e PUCRS. Coordenador técnico no MBA em Marketing e Negócios do Vinho e Pós de Negócios em Alimentos e Bebidas da ESPM. Pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensoriale (CIAS Innovation - Itália) para projetos nas áreas de Análise Sensorial, Consumer Science e Neurociência Aplicada. Diretor Executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Mais de 15 anos de experiência em multinacionais nas áreas de alimentos e bebidas. Docente nas áreas de vinhos, outras bebidas e alimentos no Brasil e no exterior.


Maurício Roloff - Atua no setor vitivinícola desde 2007, com foco principal nas áreas de educação e comunicação. Atualmente, é professor das disciplinas de Harmonização de Vinhos da Graduação Tecnológica em Gastronomia da Unisinos, do Curso de Sommelier do Senac-RS e Diretor Técnico dos cursos da ABS-RS. Também participa como jurado de concursos enológicos nacionais e internacionais. Como jornalista, vem fazendo a cobertura do setor há dez anos, publicando reportagens e colunas em jornais, revistas e sites especializados, atuando ainda no rádio e na televisão. Também desenvolve projetos de comunicação na área para empresas e entidades, como o Instituto Brasileiro do Vinho(Ibravin). Em sua formação, buscou especialização em instituições do Brasil e do Exterior, como a formação em sommellerie pela Federazione Italiana Sommelier Albergator i Ristoratori (Fisar) e os cursos da Wine And Spirits Education Trust (WSET). A ampliação do conhecimento no setor veio ainda por meio de viagens a consagradas regiões produtoras em diversos países, entre eles Portugal, Espanha, Itália, França, África do Sul, Estados Unidos e Brasil.


Vinícius Santiago - Sommelier Profissional formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (Pin Verde e Amarelo), Sommelier de Cervejas pela Doemens Academy, WSET Level 3 Award in Wine and Spirits, Formador FrenchWine Scholar (WSG), Formador Homologado de Jerez e aluno do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia (Instituto Federal do Rio Grande do Sul). Foi sommelier de vinícolas no Brasil e na França (Bordeaux), hoje é professor em cursos diversos, consultor de vinícolas, restaurantes e lojas de vinho. Sommelier da Santiago Cursos e Eventos e coordenador de Grupos de Degustação em Porto Alegre e na Serra Gaúcha. Diretor de Degustação da ABS-RS.




Investimento:

• Público Geral: R$ 1.997,00

• Sócio ABS-RS: R$ 1.490,00

*valores podem ser parcelados no cartão de crédito em 3x sem juros ou até 12x com taxas


Mais informações:

(54) 99972 0130

contato@absrs.com.br






LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page