top of page

Brasil tem 18 restaurantes em lista famosa de melhores cartas de vinhos

  • Foto do escritor: ABS-RS
    ABS-RS
  • 9 de jul.
  • 2 min de leitura

Ranking anual feito pela Wine Spectator também destacou como excelentes quatro empreendimentos de Rio de Janeiro, Brasília, Gramado e São Paulo


Por Juliana Simon



Se você está atrás do próximo jantar com vinhos excelentes, a Wine Spectator - uma das publicações sobre a bebida mais respeitadas do mundo -, acaba de lançar sua lista anual dos restaurantes com cartas de destaque pelo mundo.

 

No Brasil, temos 18 representantes. Entre os estabelecimentos com cartas extensas, variadas e excelentes, representadas por duas taças, estão o Giuseppe Grill Leblon (Rio de Janeiro), IVV Swinebar (Brasília), Primrose (Gramado) e TUJU (São Paulo).



Já os considerados de alta qualidade, representado por uma taça, são:

1929 Trattoria Moderna (Goiânia), Barbacoa Churrascaria São Paulo (São Paulo), Fogo de Chão (oito unidades espalhadas por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro), Le Jardin - Rosewood São Paulo (São Paulo), Maremonti (São Paulo), NB Steak (São Paulo) e Íz Restaurante (Goiânia).

 

 

A lista completa com todos os restaurantes pode ser vista no site da Wine Spectator. (https://www.winespectator.com/restaurants)

 

 

O Prêmio

 

O Wine Spectator's Restaurant Award reconhece restaurantes com cartas de vinhos bem elaboradas e é dividido em três níveis. O primeiro, Award of Excellence, exige no mínimo 90 rótulos, com foco em uma boa combinação com o cardápio e profundidade em pelo menos uma região ou variedade vinícola.

 

O segundo nível, Best of Award of Excellence, requer pelo menos 350 rótulos, com uma seleção ampla e profunda de vinhos de várias regiões, além de uma apresentação mais sofisticada e equipe treinada.

 

O nível mais alto, Grand Award, é concedido a restaurantes com pelo menos 1.000 rótulos, incluindo vinhos raros e safras antigas, cobrindo as principais regiões vinícolas do mundo, com serviço de excelência e profissionais altamente qualificados.

 

Em todos os níveis, são considerados critérios como clareza e organização da carta, política de preços justa, harmonia entre vinho e comida, além de armazenamento adequado.


O Wine Spectator's Restaurant Award é julgado por uma equipe editorial da revista, formada por especialistas em vinho, críticos e jornalistas experientes. Os restaurantes interessados se inscrevem voluntariamente e enviam materiais como a carta de vinhos, o cardápio, fotos do local e informações sobre o serviço e a equipe, incluindo a presença de sommeliers.

 

A equipe avalia esses dados com base em critérios como quantidade, qualidade e profundidade da carta, harmonia com a comida, armazenamento e apresentação. As decisões são tomadas exclusivamente com base na documentação enviada, sem a exigência de visitas presenciais, embora elas possam ocorrer eventualmente.

 

Comments


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page