top of page
Buscar

ABS-RS retoma cursos presenciais na Serra Gaúcha

Alunos também puderam participar da 29ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos

Nas priemrras aulas os launos tiveram conteúdos teóricos e práticos sobre degustação, viticultura, uvas e vinificação (Foto: ABS-RS / César Silvestro)
Nas primeiras aulas os alunos tiveram conteúdos teóricos e práticos sobre degustação, viticultura, uvas e vinificação (Foto: ABS-RS / César Silvestro)

Depois de um ano e oito meses a seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) retomou suas aulas presenciais na Serra Gaúcha na sexta-feira (5). O Hotel Dall´Onder Vitória, em Bento Gonçalves, acolheu os cerca de 30 alunos, todos já inscritos na turma original, cujo início teve de ser postergado em razão da pandemia do novo coronavírus. As aulas seguiram todos os protocolos sanitários prescritos pela secretaria estadual de saúde do Rio Grande do Sul.


“Foram 20 meses que esse grupo aguardou por iniciar sua formação. Foi um período longo, onde nós, professores, tivemos de nos adaptar dando aula a computadores e afastados das pessoas. E quem ama vinho, ama pessoas. Espero que esse trecho da caminhada com que esses futuros profissionais farão com a ABS-RS seja muito produtivo”, destacou Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS no início do curso, que também faz parte do quadro de professores da entidade.



Experiências práticas compõem partes importantes das formações da ABS-RS

Além das aulas teóricas, o grupo também teve duas experiências práticas no sábado. O tema sobre vinificação, por exemplo, foi o objetivo da visita feita à unidade fabril da vinícola Aurora no Vale dos Vinhedos. A parte técnica foi explicada pelo enólogo Jurandir Nosini. No turno da tarde os futuros sommeliers puderam provar as 16 amostras mais representativas da Safra 2021 acompanhando pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Enologia (ABE) a cerimônia da 29ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos (ANV).


Os alunos tiveram a oportunidade de particpar e degustar os vinhos da ANV 2021, em uma parceria inédia da ABS-RS e ABE (Foto: ABS-RS / César Silvestro)
Os alunos tiveram a oportunidade de particpar e degustar os vinhos da ANV 2021, em uma parceria inédita da ABS-RS e ABE (Foto: ABS-RS / César Silvestro)

Foi justamente na pandemia onde o Brasil abraçou o vinho fazendo com que alcançássemos um consumo per capita nunca antes visto. E isso também pode ser testemunhado no campo da educação, pois os consumidores procuraram conhecer mais a fundo a bebida e a ABS-RS foi escolhida por muitas pessoas como sua escola para essa formação, fato que muito nos orgulha”, avaliou Marcelo Vargas, vice-presidente da entidade e também professor deste curso juntamente com Kunz, Maurício Roloff e Vinícius Santiago.


O próximo módulo – de um total de sete – será em Garibaldi, no Hotel Sky, entre 10 e 12 de dezembro. A formação se estenderá até 29 de maio de 2022. Para ganharem a certificação de sommeliers profissionais, que tem o aval da Association de la Sommellerie Internationale (ASI), os candidatos terão de fazer três provas teóricas, além de um teste de serviço do vinho ao final do curso.



Veja algumas fotos do novo curso de sommelier




LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page