top of page
Buscar

ABS-RS lança inédito curso on-line sobre harmonização de vinho e comida

Conteúdo aborda os fundamentos do casamento perfeito entre alimento e bebida


Como obter prazer em dobro? É isso que a ABS-RS vai ensinar aos alunos do seu mais novo curso on-line Harmonização Essencial, a combinação correta entre vinho e alimento.


“Não há nada melhor do que comer e beber bem. Imagina quando esses dois prazeres se juntam em perfeita harmonia”, afirma o diretor da ABS-RS, Maurício Roloff, que também é professor do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As aulas ao vivo começam no dia 6 de agosto e seguem sempre às quintas-feiras, a partir das 19h. O conteúdo ficará gravado e poderá ser assistido por até 180 dias.



O professor Vinícius Santiago, sommelier profissional da ABS-RS e de vinícolas no Brasil e na França, acrescenta que, além de um prazer, a enogastronomia é uma importante ferramenta de negócios para quem trabalha no setor. “O conhecimento compartilhado nesta formação atende tanto quem busca tirar melhor proveito de suas garrafas e pratos quanto aos que buscam um instrumento para alavancar vendas, marcas ou serviços”, explica.



>> CLIQUE AQUI para ver os detalhes do curso



Segundo recente pesquisa da Wine Intelligence, a harmonização é um dos temas de maior interesse dentro do universo enológico. Mesmo assim, o assunto é mal explorado pelas principais publicações do ramo, muito focadas em uvas e países, e conta com poucos programas de formação específicos. Todos sabem que a experiência de degustar um vinho dificilmente fica completa sem a companhia da comida. “Mas o casamento ideal entre bebida e comida é frequentemente fonte de dúvidas, temores e receios entre os apreciadores, até mesmo dos mais conhecedores”, observa Roloff.


Conteúdo inédito

Com 13 horas de aula (incluindo as extras), o conteúdo do curso passa por todos os fundamentos que regem a enogastronomia, usando exemplos que fazem parte do dia a dia e apontando as armadilhas das mais variadas combinações. Além da teoria, a estrutura de aprendizagem dispõe de encontros para exercícios de experimentação, que os alunos podem fazer ao vivo com a orientação dos professores ou recuperar no momento em que acharem mais oportuno.


Afora as aulas regulares do curso (ver programa abaixo), serão realizados dois encontros ao vivo para exercícios práticos e solução de dúvidas e quatro aulas temáticas extras sobre a harmonização de vinhos com carnes vermelhas, com queijos e charcutaria, com peixes e frutos do mar e com chocolate e sobremesas. Quem fizer o curso ainda receberá um Guia de Harmonização para 10 varietais populares no Brasil.


Certificação internacional

Os professores Maurício Roloff e Vinícius Santiago dedicam boa parte de suas pesquisas no mundo do vinho a conseguir as melhores combinações possíveis entre bebida e comida, tendo ampla experiência acadêmica e de mercado.


Nenhum vinho ou ingrediente são obrigatórios para as aulas. Mas serão passadas sugestões de vinhos para todos os módulos para quem deseja deixar o aprendizado ainda mais profundo. O material didático é exclusivo. O certificado oficial da ABS-RS tem chancela internacional da ASI (Association de la Sommellerie Internationale).


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page