O Brilho dos Grande Ouro
- Caroline Dani 
- há 2 dias
- 4 min de leitura
Degustando os Espumantes Campeões
A noite de 27 de outubro foi especial para a ABS-RS — um momento de celebração e reconhecimento dos espumantes que conquistaram a medalha Grande Ouro no 14º Concurso Brasileiro de Espumantes, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em setembro.
Receber uma Grande Medalha de Ouro é alcançar a excelência: trata-se de uma distinção concedida a vinhos que atingem nota superior a 94 pontos na média das avaliações feitas por um júri composto por enólogos, sommeliers e profissionais do setor. A análise segue rigorosamente a ficha técnica da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), avaliando aspectos visuais, olfativos e gustativos.
Um cenário à altura
A degustação dos espumantes Grande Ouro, promovida pela ABS-RS e conduzida pela presidente Caroline Dani, aconteceu no Baco Wine Heaven, novo complexo enoturístico que promete valorizar ainda mais o Vale dos Vinhedos. O evento contou com a parceria de Diogo Giacomello, proprietário e futuro sommelier, e Sílvia Pessali, também aluna da ABS-RS, responsável pela coordenação da gastronomia e do serviço.

A experiência taça a taça
A noite foi marcada por uma verdadeira viagem sensorial, reunindo espumantes de diferentes regiões e estilos.
Abrimos a degustação com dois Nature:
- Pizzato Espumante Branco Nature, apresentado pelo enólogo Daniel De Paris, um espumante complexo com mais de 40 meses de contato com as leveduras, revelando notas marcantes de autólise. 
- Em seguida, o Quinta da Neve Espumante Nature Blanc de Blanc, apresentado pela enóloga Betina de Bem, um 100% Chardonnay, da serra catarinense, que fica em torno de dois anos de contato com as lias, trazendo o frescor e a elegância típicos de região de altitude. 
Na sequência, dois Extra Brut:
- Berkano Espumante Extra-Brut 2023, apresentado pelo enólogo Felipe Abarzua, o produto traz a elegância do Chardonnay e a potência do Pinot Noir, com notas importantes de autólise, preserva o frescor das frutas, um clássico da Serra Gaúcha. 
- Don Guerino Cuvée Espumante Extra-Brut Branco, elaborado pelo método Charmat longo, com 18 meses de autólise em tanque, mostrando equilíbrio e delicadeza. 
A Vinícola Valmarino, que conquistou três Grandes Ouros no concurso, apresentou dois de seus premiados, apresentados pela sommelier Marcieli Saldanha.
- Valmarino & Churchill Espumante Extra-Brut 2023, com vinho base com passagem por carvalho americano, trazendo sabores de fruta madura e autólise, que se misturam com notas da madeira, coco e baunilha. 
- Valmarino Espumante Blanc de Blanc Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira 2021, 100% Chardonnay, com selo da Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, um produto com notas de levedura, autólise e panificação, entretanto, com muito frescor e fruta madura no seu perfil. 
Entre os Brut, destacaram-se:
- NOVA Espumante Brut Branco 2023 da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, apresentado pelo enólogo André Gasperin, com uvas Chardonnay, da Campanha Gaúcha, com 12 meses de autólise, traz uma evolução surpreendente, com notas de panificação, de levedura e fruta madura, cor intensa em tons dourados. 
- Abreu Garcia Festividad Espumante Brut Branco 2022, 100% Chardonnay, de Santa Catarina, apresentado pelo enólogo Leonardo Ferrari, elaborado pelo método tradicional, traz frescor na sua composição, com fruta madura, flores e já algumas notas de panificação, surpreendendo pelo frescor, a leveza e a elegância. 
- Pizzato Espumante Brut Branco 2023, elaborado pelo método tradicional, com 20 meses de autólise, apresenta ainda frescor, muita fruta, com destaque para o equilíbrio exemplar entre acidez e complexidade, surpreendendo pela persistência em boca. 
- Venz Espumante Brut Branco 2025, 100% Chenin Blanc, casta não tradicional para elaboração de espumantes na Serra Gaúcha (casta muito utilizada no mundo todo, em especial na África do Sul), surpreendeu pela originalidade — um espumante jovem e vibrante, com acidez marcante e perfil de fruta fresca. 
Entre os Demi-sec, brilhou o Parole Espumante Demi-Sec da Vitivinícola Don Affonso, apresentado pelo enólogo André Gasperin, elaborado em 2022, com a uva Moscato Giallo, tem aproximadamente 30g de açúcar, com notas de mel e frutas secas, revelando o potencial de evolução dos moscatéis brasileiros.
Por fim, chegaram os moscatéis, os espumantes mais consumidos no Brasil, com três interpretações distintas:
- Marcus James Espumante Moscatel Rosé, da Vinícola Aurora, apresentado pelo enólogo Jurandir Nosini, elaborado a partir das uvas Moscato, com corte de vinho tinto, destacou-se pelo tom rosado elegante, aroma de frutas maduras, floral, surpreendendo principalmente pelo equilíbrio entre doçura e acidez. 
- Espumante Garibaldi Floratta Rosé, apresentado pelo enólogo Ricardo Morari, elaborado por duas variedades de uvas da família Moscato, com menor teor de açúcar, apresenta notas florais delicadas, tanto no aroma quanto em boca. Seu nome, em italiano, é uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana. 
- Garibaldi Espumante Moscatel Rosé, também apresentado pelo enólogo Ricardo Morari, encerrou a noite com aromas de frutas vermelhas e doçura equilibrada pela acidez. 
Um brinde ao vinho brasileiro
Foi uma noite memorável — de reencontros, aprendizado e celebração — reunindo alunos, ex-alunos e amigos da ABS-RS em um ambiente inspirador.O evento reforça o papel da entidade em conectar profissionais, produtores e apreciadores, fortalecendo o vinho e o espumante brasileiro.
Que venham muitas outras noites como essa, brindando a excelência, a paixão e a união que movem o setor vitivinícola no Brasil.









.png)
Comentários