top of page

Museu em Portugal explora a história e utilidades da cortiça

  • Foto do escritor: ABS-RS
    ABS-RS
  • 17 de mar.
  • 2 min de leitura

País é o maior produtor mundial do insumo, respondendo por mais da metade da produção global


Extraída da casca do sobreiro (árvore nativa do Mediterrâneo que alcança até 20 metros de altura), a cortiça é um dos materiais naturais mais versáteis e sustentáveis do planeta. Leve, biodegradável e impermeável a líquidos e gases, ela possui aplicações que vão muito além das tradicionais rolhas de vinho. 

 

No design de interiores, a cortiça aparece em pisos, painéis de parede e móveis, agregando conforto térmico e acústico aos ambientes. Na construção, suas propriedades isolantes tornam-se ideais para tetos e paredes. Já na moda, é uma alternativa ecológica ao couro, sendo usada na produção de bolsas, calçados, carteiras e acessórios. O setor esportivo também aproveita sua leveza e resistência na fabricação de pranchas de surfe e tacos de golfe. 

Divulgação WOW


Um museu inteiro dedicado à cortiça 

Para quem deseja conhecer mais sobre a cortiça, o Planet Cork (ou Museu da Cortiça), um dos sete museus do WOW, localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal, é parada interessante.  

Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo, responsável por mais de 50% da produção global – e o Planet Cork, provavelmente o único museu dedicado ao material, revela o fascinante universo do produto. 

 

Durante o passeio, os visitantes podem explorar uma réplica de um sobreiro gigante, aprender sobre o processo de descortiçamento (processo de remover a casca do sobreiro para obter a cortiça) e transformação da cortiça e descobrir suas diversas aplicações na vida cotidiana. Outras atividades por ali incluem descobrir o próprio peso em rolhas e criar as próprias rolhas personalizadas. É só digitar qualquer texto desejado e a peça ficará pronta em minutos, tornando-se um ótimo souvenir para levar de lembrança.   

 


Sobre o WOW 

O WOW - World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.

 

Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.

 

O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.

 

Saiba mais em https://wow.pt/pt

Comments


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page