Novidades e informações da ABS-RS

ABS-RS promove curso on-line sobre Negócios e Mercado do Vinho


Curso On-line Negócios e Mercado do Vinho – De 20 de maio a 8 de julho

Formação é dirigida para profissionais da área, empreendedores e enófilos


Nunca foi tão difícil gerir uma empresa em meio a um cenário de tamanha incerteza. Empreender em um segmento específico, nesse caso, tornou-se ainda mais desafiador. Essas conclusões levaram a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) a promover um curso on-line sobre o tema. “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso” iniciará no dia 20 de maio e foi especialmente desenvolvido para profissionais da área de vinhos e bebidas em geral, empreendedores ou mesmo enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos acerca desses assuntos.


“O curso aborda, de forma sistemática e didática, os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro, além de ter extensa carga horária e convidados especiais que vão dividir com os alunos suas experiências nas mais diversas áreas do conhecimento”, antecipa Andreia Gentilini Milan, diretora da ABS-RS e coordenadora do curso, que terá ainda a condução dos colegas Caroline Dani, Júlio César Kunz, Juciane Casagrande Doro e Patrícia Binz.


Entre os speakers convidados estão nomes de peso do mercado brasileiro e internacional, como Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI; Rodrigo Lanari, fundador da Winext Brazil e representante da Wine Intelligence no Brasil; Ari Gorenstein, fundador e co-CEO da Evino; Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados e Fabiano Olbrich, CEO da UntDesign e profissional renomado na criação de embalagens para o segmento vitivinícola.



>> Clique Aqui... Para se Increver




O curso terá uma carga horária total de 32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras, sempre às quintas-feiras entre 18h30 e 21h30 (confira a programação completa no final). Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por até seis meses contando a partir do início das aulas.


No dia 8 de julho o curso terá um debate com marcas líderes de mercado e grandes especialistas no mercado brasileiro. Entre os nomes confirmados estão Carlos Cabral, wine expert que nos últimos 20 anos está à frente da área de vinhos da rede Pão de Açúcar, a maior importadora de vinhos do país; representante da Concha y Toro, como também da Freixenet, a grife que, a partir do ano passado, reposicionou sua marca no mercado brasileiro. “A formação também trará como um de seus principais diferenciais três horas de mentorias e materiais extras como uma planilha para formação de preço de vinhos, uma cartilha explicando a tributação do setor, além de aulas envolvendo plano de negócios, apresentação do ponto de venda e site, além de ética e responsabilidade no consumo e na comunicação da bebida”, detalha Juciane Casagrande Doro, diretora institucional da ABS-RS e profissional com mais de 20 anos de atuação na comercialização de vinhos.



Vagas limitadas e por ordem de inscrição!


Público-alvo:

Formação é dirigida para profissionais da área, empreendedores e enófilos


Horário:

18h30min às 21h30min - ao vivo pelo Zoom.

Também ficam gravadas para quem perder ao vivo ou para rever os conteúdos.


Datas:

De 20 de maio a 8 de julho de 2021 (sempre às quintas-feiras)


Carga horária:

32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras. Aulas ficam gravadas e acessíveis por mais 120 dias após o curso



>> Clique Aqui... Para se Increver






Cronograma:


20/05/2021 - Aula 1. O presente e o futuro do mercado brasileiro de vinhos

  • Panorama do mercado mundial

  • Panorama do mercado brasileiro

  • O futuro dos vinhos importados

  • O futuro dos vinhos brasileiros

  • Convidado: Felipe Galtaroça (Ideal Consulting BI)


27/05/2021 - Aula 2. O perfil do consumidor

  • Comportamento do consumidor mundial

  • Comportamento do consumidor brasileiro

  • Tendências de consumo

  • Impacto de cada geração

  • Convidado: Rodrigo Lanari (Wine Inteligence)


03/06/2021 - Aula 3. Check List para montar o seu plano de negócios no mercado do vinho

  • O modelo de atuação em diferentes canais de vinhos

  • Raio-X dos canais: Delivery, on-line, empórios, supermercados, distribuição.

  • /Infográfico bônus: Passo a passo de como estruturar modelo de negócio


10/06/2021 - Aula 4. O bê-á-bá da formação de preço no mercado do vinho

Como elaborar a base da precificação para atuar em diferentes canais no mercado do vinho

  • Impacto tributário na formação de preço

  • Convidado: Darci Dani (Agavi)

  • Bônus: Guia básico: Desvendando o sistema tributário do vinho no Brasil


17/06/2021 - Aula 5. Por trás da gestão da categoria de vinhos

Seleção/revisão de mix de produtos

  • Exposição

  • Calendário promocional

  • Ativações de PDV

  • Gestão de estoque/giro de produtos

  • Dinâmica das diferentes categorias de preço

  • Convidado: Luiz Baruzzi (Rede São Paulo de Supermercados)


24/06/2021 - Aula 6. On-line: é pra lá que eu vou

  • Modelo de negócio para atuação nas plataformas de e-commerce, delivery, pague e retire na loja.

  • Plataformas existentes, vantagens e desvantagens

  • Como rentabilizar no e-commerce

  • Convidado: Ari Gorenstein (Evino)


01/07/2021 - Aula 7. Quem comunica se posiciona no mercado do vinho

  • O protagonismo das mídias sociais