Formação é dirigida para profissionais da área, empreendedores e enófilos
Nunca foi tão difícil gerir uma empresa em meio a um cenário de tamanha incerteza. Empreender em um segmento específico, nesse caso, tornou-se ainda mais desafiador. Essas conclusões levaram a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) a promover um curso on-line sobre o tema. “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso” iniciará no dia 20 de maio e foi especialmente desenvolvido para profissionais da área de vinhos e bebidas em geral, empreendedores ou mesmo enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos acerca desses assuntos.
“O curso aborda, de forma sistemática e didática, os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro, além de ter extensa carga horária e convidados especiais que vão dividir com os alunos suas experiências nas mais diversas áreas do conhecimento”, antecipa Andreia Gentilini Milan, diretora da ABS-RS e coordenadora do curso, que terá ainda a condução dos colegas Caroline Dani, Júlio César Kunz, Juciane Casagrande Doro e Patrícia Binz.
Entre os speakers convidados estão nomes de peso do mercado brasileiro e internacional, como Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI; Rodrigo Lanari, fundador da Winext Brazil e representante da Wine Intelligence no Brasil; Ari Gorenstein, fundador e co-CEO da Evino; Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados e Fabiano Olbrich, CEO da UntDesign e profissional renomado na criação de embalagens para o segmento vitivinícola.
O curso terá uma carga horária total de 32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras, sempre às quintas-feiras entre 18h30 e 21h30 (confira a programação completa no final). Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por até seis meses contando a partir do início das aulas.
No dia 8 de julho o curso terá um debate com marcas líderes de mercado e grandes especialistas no mercado brasileiro. Entre os nomes confirmados estão Carlos Cabral, wine expert que nos últimos 20 anos está à frente da área de vinhos da rede Pão de Açúcar, a maior importadora de vinhos do país; representante da Concha y Toro, como também da Freixenet, a grife que, a partir do ano passado, reposicionou sua marca no mercado brasileiro. “A formação também trará como um de seus principais diferenciais três horas de mentorias e materiais extras como uma planilha para formação de preço de vinhos, uma cartilha explicando a tributação do setor, além de aulas envolvendo plano de negócios, apresentação do ponto de venda e site, além de ética e responsabilidade no consumo e na comunicação da bebida”, detalha Juciane Casagrande Doro, diretora institucional da ABS-RS e profissional com mais de 20 anos de atuação na comercialização de vinhos.
Vagas limitadas e por ordem de inscrição!
Público-alvo:
Formação é dirigida para profissionais da área, empreendedores e enófilos
Horário:
18h30min às 21h30min - ao vivo pelo Zoom.
Também ficam gravadas para quem perder ao vivo ou para rever os conteúdos.
Datas:
De 20 de maio a 8 de julho de 2021 (sempre às quintas-feiras)
Carga horária:
32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras. Aulas ficam gravadas e acessíveis por mais 120 dias após o curso
Cronograma:
20/05/2021 - Aula 1. O presente e o futuro do mercado brasileiro de vinhos
Panorama do mercado mundial
Panorama do mercado brasileiro
O futuro dos vinhos importados
O futuro dos vinhos brasileiros
Convidado: Felipe Galtaroça (Ideal Consulting BI)
27/05/2021 - Aula 2. O perfil do consumidor
Comportamento do consumidor mundial
Comportamento do consumidor brasileiro
Tendências de consumo
Impacto de cada geração
Convidado: Rodrigo Lanari (Wine Inteligence)
03/06/2021 - Aula 3. Check List para montar o seu plano de negócios no mercado do vinho
O modelo de atuação em diferentes canais de vinhos
Raio-X dos canais: Delivery, on-line, empórios, supermercados, distribuição.
/Infográfico bônus: Passo a passo de como estruturar modelo de negócio
10/06/2021 - Aula 4. O bê-á-bá da formação de preço no mercado do vinho
Como elaborar a base da precificação para atuar em diferentes canais no mercado do vinho
Impacto tributário na formação de preço
Convidado: Darci Dani (Agavi)
Bônus: Guia básico: Desvendando o sistema tributário do vinho no Brasil
17/06/2021 - Aula 5. Por trás da gestão da categoria de vinhos
Seleção/revisão de mix de produtos
Exposição
Calendário promocional
Ativações de PDV
Gestão de estoque/giro de produtos
Dinâmica das diferentes categorias de preço
Convidado: Luiz Baruzzi (Rede São Paulo de Supermercados)
24/06/2021 - Aula 6. On-line: é pra lá que eu vou
Modelo de negócio para atuação nas plataformas de e-commerce, delivery, pague e retire na loja.
Plataformas existentes, vantagens e desvantagens
Como rentabilizar no e-commerce
Convidado: Ari Gorenstein (Evino)
01/07/2021 - Aula 7. Quem comunica se posiciona no mercado do vinho
O protagonismo das mídias sociais
O impacto das embalagens e das ações no Ponto de Venda
A percepção de valor de produto
Legislações pertinentes nas formas de atuação
08/07/2021 - Aula 8. Debate: marcas de destaque do vinho no Brasil
Bate-papo com as marcas líderes de mercado e grandes especialistas no mercado do vinho no Brasil.
Convidados:
Concha y Toro: como manter a liderança de mercado
Freixenet – a virada e o reposicionamento da marca no mercado brasileiro em 2020
Pão de Açúcar: posicionamento de mercado e fidelização do consumidor (Carlos Cabral, wine expert que nos últimos 20 anos está à frente da área de vinhos do maior importador de vinhos no Brasil)
03/07/2021 - 10/07/2021 - 15/07/2021
Mentorias gratuitas com os principais experts do mercado na área de vinhos
Sábados: 09h às 12h (03 e 07/07)
Quinta: 18h30min às 21h30min (15/07)
Aulas e Materiais Extras:
12/05/2021 - 19h - Aula Extra 01.
Sete etapas para colocar seu negócio de vinho em pé
Professor: Juciane Casagrande Doro
29/05/2021 - 10h - Aula Extra 02.
Ética e Responsabilidade no consumo e comunicação do vinho
Professor: Caroline Dani
26/06/2021 - 10h - Aula Extra 03.
Embalagem: tão importante quanto o conteúdo
Professor: Fabiano Olbrich
Material Extra 01. Infográfico
Check List definitivo para seu plano de negócios
Professor: Juciane Casagrande Doro
Material Extra 02. Cartilha
Tributação do mercado do vinho
Professores: Marcos Graciani/ Caroline Dani
Material Extra 03. Planilha
Formação de Preço.
Professores: Juciane Casagrande Doro
*A ordem dos conteúdos poderá sofrer alterações.
Investimento:
• Público em geral: R$ 3.900,00
• Sócios ABS-RS: R$ 3.600,00
*valores podem ser parcelados no cartão em até 3x sem juros e 12x com taxas
Mais informações e inscrições:
www.absrs.com.br
(54) 99972 0130
contato@absrs.com.br
Comments