Diretoria da ABS-RS e profissionais de 11 vinícolas de diferentes terroirs do Rio Grande do Sul se reuniram para compor a edição 2024 do vinho que será leiloado em prol de causas sociais
Martha Caus, ABS-RS
Chimas Corte 3 será apresentado e leiloado em dezembro
“O vinho nos une. Socialmente. Apaixonadamente. Intelectualmente”, inicia o manifesto que conceitua o projeto Chimas idealizado pela unidade gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS): um vinho elaborado a muitas mãos, com um blend de safras de diferentes produtores gaúchos, leiloado com renda revertida a uma causa social. A inspiração veio da iniciativa realizada pelo Hospital de Dieu de Beaune, que há mais de 150 anos realiza o maior leilão beneficente de vinhos do mundo, com os valiosos vinhos da Borgonha, na França.
Na terça, 6 de agosto, no Vale dos Vinhedos, a diretoria da ABS-RS e 11 enólogos de vinícolas parceiras, munidos de suas melhores amostras de vinhos, se reuniram para decidir o blend do terceiro lote do Chimas.
A composição que marcará a edição 2024 desse rótulo emblemático foi definida após a degustação individual das amostras vindas dos diferentes terroirs do Rio Grande do Sul. Seguiu-se então o debate sobre as características e de que forma e em qual proporção cada um dos vinhos contribuiria para se tornarem um produto único. Com a montagem de três cortes, optou-se pelo que se mostrou mais harmônico, que demonstra a força, a complexidade, a vitalidade desse setor, e ainda, a capacidade de seguir evoluindo a cada ano.
“Esse projeto foi concebido com muito carinho. Sempre me emociono ao ler o texto que explica o conceito aos que estão presentes”, relata a presidente da ABS-RS Caroline Dani que, junto com o diretor de Relações Institucionais da entidade, Júlio César Kunz, autor do manifesto, conduziu os trabalhos.
Estiveram presentes os enólogos e profissionais do setor André Gasperin, Aluísie Picolotto, Emílio Kunz Neto, Francesca Pastori, Gilberto Simonaggio, Gustavo Postingher, Juciane Casagrande Doro, Jurandir Nosini, Lucas Foppa, Rafael Dutra e Vagner de Vargas Marchi. Todo o trabalho realizado e o vinho que será utilizado para a composição do rótulo é doado pelos profissionais e vinícolas envolvidas na realização do projeto.
O resultado será apresentado ao público em dezembro, com as valiosas e disputadas garrafas do Chimas Corte 3 leiloadas ao público.
“É necessário toda uma comunidade para se elaborar um grande vinho. É necessário a profundidade da paixão para apreciá-lo. Doar o seu trabalho para a construção de laços sociais. A uma associação, à sociedade, deve-se dar mais do que receber. Doar é mais do que dividir: é multiplicar.”, encerra Kunz.
Carina de Borba, ABS-RS
Diretoria da ABS-RS e profissionais de 11 vinícolas decidiram a composição do projeto Chimas 2024
Comentários