ABS-RS realiza masterclass com a vinícola chilena Chocalan, especializada em blends
- ABS-RS
- 11 de set.
- 3 min de leitura
Encontro com Sommeliers e formadores de opinião em Porto Alegre contou com a presença de Jorge Arias, responsável pela comercialização no Brasil, e Luis Carlos Andrade, diretor de exportação
A seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) promoveu na quarta-feira (20) em Porto Alegre uma Masterclass especial com a vinícola chilena Chocalan Viñedos Familiares. O winebar Tuyo foi o palco escolhido para um seleto grupo de Sommeliers e formadores de opinião conhecerem os vinhos que foram apresentados por Jorge Arias, responsável pela comercialização no Brasil, e Luis Carlos Andrade, diretor de exportação. Ambos foram recepcionados por Caroline Dani, presidente da ABS-RS. “Essa é mais uma iniciativa que fazemos em prol do desenvolvimento do setor vinícola no Brasil, onde o Sommelier tem um papel fundamental no processo de pertencimento e cultura do vinho”, declarou Caroline.
A história da Chocalan começou em 1998, quando a família Toro Harnecke, produtores de garrafas de vidro para a indústria vinícola chilena, decidiu realizar seu sonho de usar suas garrafas para embalar sua própria bebida. Eles optaram pelas colinas de Chocalán, na parte costeira do Vale do Maipo, pois era o local perfeito para produzir vinhos de alta gama. “Estamos localizados em uma zona muito famosa que comparo ao Napa Valley. Ficamos a trinta quilômetros do Oceano Pacífico que é uma zona de transição, passando do continente à costa, condições que nos oferecem um microclima especial e único”, contou Andrade, destacando ainda o frescor e as boas qualidades de cor e álcool dos produtos da Chocalan.

Um dos grandes diferenciais da Chocalan é o amplo portfólio elaborado com blends, algo muito raro de encontrar na indústria vinícola chilena. A linha Vitrum, por exemplo, tem o Mediterrâneo, feito com castas mediterrâneas, principalmente Garnacha, Syrah e Viognier, oferecendo aromas e com toque mineral. “O conceito da Chocalan é simples: oferecemos ao mercado vinhos Premium. Nosso vinho de entrada é um reserva que tem passagem por carvalho entre seis e oito meses. E temos vinhos da mais alta gama que passam entre 14 e 16 meses em barricas de carvalho”, detalhou Arias.
Os Sommeliers convidados puderam degustar os rótulos Alexia e Guilhermo, vinhos elaborados para homenagear o casal que fundou a Chocalan. Alexia, eleito o melhor da noite pelos convidados, é um corte muito elegante, onde Cabernet Franc (74%) e Merlot (17%) criam um equilíbrio perfeito entre caráter e frescor. As uvas são provenientes de vinhedos com mais de 20 anos, selecionadas e colhidas à mão. Alexia apresenta um aroma potente e expressivo, repleto de notas de frutas vermelhas frescas, licor de cereja, mentol, nuances de chocolate amargo e especiarias.
Já Guillermo (um corte com 68% Carménère, 20% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 5% Merlot, 2% Petit Verdot), da safra 2018, apresenta notas complexas que lembram frutas negras, ameixas e nozes, além de notas de chá, tabaco e grafite. No paladar, apresenta uma textura muito suave, com corpo e estrutura, exibindo frescor, suculência e acidez que lhe conferem persistência e um final longo. Os vinhos da Chocalan são comercializados no Brasil pela Vinoterra.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos?
ABS-RS está com inscrições para os cursos de Sommelier Profissional, on line e presencial, últimas turmas do ano. Vai perder?

Comentários