top of page
Buscar

Rio Grande do Sul conhecerá seu melhor Sommelier no dia 3 de junho

Terceira edição do concurso promovido pela ABS-RS coincidirá com a data que comemora o profissional responsável pelo serviço do vinho e de outras bebidas


A terceira edição do concurso de melhor Sommelier do estado, promovido pelo capítulo gaúcho da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), será no dia 3 de junho. O evento, que será transmitido no canal do YouTube da entidade, coincide com a data comemorativa ao dia do profissional responsável pelo serviço do vinho e outras bebidas, e também o dia do vinho brasileiro, festejado no domingo (4). Neste mesmo dia a ABS-RS também promoverá a Jornada do Sommelier 2023, onde debaterá a sustentabilidade social, econômica e ambiental no âmbito da profissão. O tema do evento desta edição será “O futuro do vinho: inovação e sustentabilidade”.


Para chegar aos três finalistas, a ABS-RS aplicará uma prova teórica no dia 20 de maio, na sede da associação, em Bento Gonçalves, iniciando às 9h30. As inscrições encerram no dia 17 de maio e poderão ser feitas diretamente neste link:



Os candidatos terão uma hora e meia para responderem perguntas sobre estilos de vinhos, vinificação, países e regiões, destilados, harmonização, atualidades, dentre outros temas. Para se candidatar ao concurso, o profissional precisará ter ao menos um ano de experiência como Sommelier, atuando no estado.




“O teste, elaborado pelo Comitê Didático da ABS-RS, procura medir o maior leque de temas possíveis, de modo que possamos ter certeza que o trio que disputará a conquista do título tem um excelente nível intelectual sobre a área. A prova também é um modo do profissional balizar seu conhecimento atual, por isso estimulamos os colegas Sommeliers e as colegas Sommelières a prestarem esse exame”, convoca Júlio César Kunz, presidente da entidade.


“A ABS-RS tem se consolidado, ano a ano, como a voz do Sommelier e da Sommelière. Nada mais natural que conhecer o melhor profissional do setor justamente no dia em que se enaltece essa ocupação que tem conquistado importância em vários estabelecimentos no estado, desde restaurantes a lojas especializadas”, completa Juciane Casagrande Doro, diretora institucional da ABS-RS.


No dia 3 de junho um seleto grupo de jurados acompanhará o teste prático onde os finalistas terão de encontrar, por exemplo, erros em uma carta, indicar quais são determinadas bebidas servidas às cegas, além de apresentarem o serviço formal do vinho. Nas duas últimas edições o concurso também contou com uma prova surpresa. No ano passado, o concurso foi vencido pelo Sommelier Luiz Gustavo da Silva Buske. A Sommelière Deisi da Costa foi a vencedora em 2021.




SERVIÇO

Concurso de melhor Sommelier do RS

Inscrições: 17 de maio de 2023

Data da prova teórica - 20/05/2023

Sede ABS-RS, em Bento Gonçalves


Data da prova prática - 03/06/2023

Spa do Vinho (Bento Gonçalves - RS)


Exigência:

Experiência mínima de 1 (um) ano atuando como sommelier no mercado de vinhos do RS


Valor de inscrição:

- Sócios ABS-RS: R$ 50,00

- Público geral: R$ 100,00





LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page