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A nova obsessão dos super-ricos

  • Foto do escritor: ABS-RS
    ABS-RS
  • 16 de set.
  • 3 min de leitura

Porque os bilionários estão comprando vinícolas?

 

Por Bastidores do Poder

 

Foto divulgação

O mineiro Rubens Menin, dono da MRV e CNN Brasil, investiu milhões de euros no Douro
O mineiro Rubens Menin, dono da MRV e CNN Brasil, investiu milhões de euros no Douro

Triplicando de tamanho em uma década e movimentando US$ 500 bilhões de dólares, o mercado de vinhos premium entrou no radar de nomes como Bernard Arnault e Rubens Menin. Mas afinal, por que os bilionários estão comprando vinícolas?

 

O vinho sempre esteve ligado ao prestígio social, mas nos últimos anos passou a atrair grandes fortunas como um ativo estratégico. Para empresários e famílias bilionárias, investir em vinícolas reúne três elementos difíceis de encontrar juntos. Prazer pessoal, retorno patrimonial de longo prazo e a construção de um legado que carrega o seu sobrenome.

 

Bernard Arnault, dono da LVMV, é o maior expoente dessa lógica. Seu grupo controla 29 maisons de vinhos e destilados, incluindo Moët & Chandon, Chatêau D’ Yquen e Dom Pérignon. Todas fazem parte da Möet Hennessy Wines and Spirits, braço da LVMH dedicado a bebidas, que faturou €$ 5,8 bilhões em 2024 ao integrar luxo, moda e hospitalidade.

Divulgação LVMH

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Outros bilionários seguiram a trilha. François Pinault, atual controlador da Kering (Gucci, Balenciaga), comprou a histórica Chatêau Latour, avaliada em mais de €$ 350 milhões. Silvio Denz, da Lalique, investe em Saint-Emilion, região nobre da França. Já em Portugal, a Quinta do Crasto virou joia da família Roquette e atrai grandes bilionários.

 

Na Itália, a Marquesi Antinori virou símbolo do casamento entre tradição e eficiência. Controlada pela mesma família há 27 gerações, exporta para 150 países e fatura mais de 352 milhões de euros por ano. O ativo é referência em longevidade patrimonial, combinando reconhecimento global, geração de caixa recorrente e acesso a incentivos fiscais agrícolas.


Instalações da vinícola Antinori, na região da Toscana, Itália, se camuflam com a paisagem
Instalações da vinícola Antinori, na região da Toscana, Itália, se camuflam com a paisagem

 

Os brasileiros também marcam presença. Rubens Menin, dono da MRV e CNN Brasil, investiu €$ 55 milhões de euros em Portugal ao comprar as Quintas da Costa, do Sol e Bulas. Um de seus rótulos é a Douro's New Legacy, vendido por até R$ 2 mil . Já André Esteves, do BTG, controla 80% da quinta da Romaneira, comprada por €$ 20 milhões, em 2012.

 

A lógica desse mercado vai além do status. O setor de vinhos premium movimenta US$ 50 bilhões por ano, com margens acima de 30% e consumidores dispostos a pagar muito mais de US$ 10 mil por rótulos caros. Para investidores sofisticados, trata-se de um ativo resiliente, com apelo sensorial e sinergia natural com turismo e hospitalidade.

 

Natal nos Vinhedos, faz parte do calendário de eventos realizados no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, que atraem turistas ao principal destino de enoturismo no Brasil
Natal nos Vinhedos, faz parte do calendário de eventos realizados no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, que atraem turistas ao principal destino de enoturismo no Brasil

Esse interesse também reflete no valor da terra. Vinhedos ocupam regiões de alto prestígio e oferta limitada. Em Napa Valley, Califórnia, um hectare pode custar US$ 1,3 milhão de dólares. Na França, só em 2024, o mercado de venda de vinhedos movimentou mais de €$ 1,1 milhão, com áreas como a Borgonha superando o preço de €$ 2,5 milhões por hectare.

 

Nos últimos anos, o número de vinícolas com estrutura de hospitalidade cresceu muito em regiões como Douro, Napa e no Rio Grande do Sul. O enoturismo, que envolve experiências e visitas a vinícolas, saltou de US$ 17 bilhões em 2010 para US$ 51 bilhões em 2024. No fim, para bilionários, investir em vinho é eternizar seu sobrenome em garrafas que selam poder.


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