top of page
Buscar

Curso Sommelier Master - Países e Regiões


Curso online de sommelier - Início 15 de junho de 2022

O trabalho de qualquer profissional do vinho passa necessariamente pela catalogação dos principais países produtores, suas regiões mais valiosas e os estilos representativos de cada uma. Essa é uma das áreas de estudo de maior importância e demanda no mercado. E é justamente o foco do curso Sommelier Master: Países e Regiões, uma especialização fundamental a quem busca a compreensão completa do mapa-múndi do vinho.


O programa percorre as mais famosas zonas vitivinícolas do planeta, assim como áreas emergentes ou que são fonte de produtos considerados tendência de consumo. Frente a outros cursos, essa é uma oportunidade de aprofundar conhecimentos, pois as regiões são abordadas em detalhes, por vezes com mais de um encontro para tratar do mesmo país.


O conteúdo é complementado pela degustação orientada de vinhos que simbolizam a vocação enológica de cada zona produtora. Ao todo, são cerca de 100 rótulos degustados, entregues diretamente na sua casa por meio dos kits Sommelier experience.


Vagas limitadas!


Público-alvo:

Estudiosos do ramo do vinho em busca de especialização.

Profissionais com comprovada experiência em sommellerie.


Pré-requisito: Curso de Sommelier da ABS (qualquer

regional), ASI ou equivalente*


*serão avaliadas pelo Comitê Didático da ABS-RS


Horário:

19h às 22h - ao vivo pelo Zoom.

As aulas também ficam gravadas para quem perder o ao vivo ou para rever os conteúdos.


Datas:

Quartas-feiras, com início em 15 de Junho de 2022


Carga horária:

156 horas (entre aulas e atividades complementares).

Aulas ficam gravadas e acessíveis por mais 180 dias após o curso Avaliações teóricas nos dias 14/9, 18/01 e 03/5 (online)





Cronograma:


Aula 01- Brasil (RS)

Aula 02 - Brasil (outros estados)


Aula 03 - França - Rhône

Aula 04 - França - Languedoc-Roussillon

Aula 05 - França - Borgonha

Aula 06 - França - Champagne

Aula 07 - França - Loire

Aula 08 - França - Bordeaux

Aula 09 - França - Alsácia

Aula 10 - França - Sudoeste, Jura, Savoie, Córsega, Provence


Aula 11 - Itália - O Sul e as Ilhas (Sicilia, Sardegna, Calabria, Basilicata e Puglia)

Aula 12 - Itália - Toscana

Aula 13 - Itália - Central (Emilia-Romagna, Marche, Umbria, Lazio, Abruzzo, Molise e Campania)

Aula 14 - Itália - Veneto

Aula 15 - Itália - Piemonte

Aula 16 - Itália - Norte (Valle d’Aosta, Liguria, Lombardia, Trentino-Alto Adige, Friuli-Venezia Giulia)


Aula 17 - Portugal - Norte (Douro, Porto, Minho, Trás os Montes)

Aula 18 - Portugal - Beiras

Aula 19 - Portugal - Centro/Sul (Lisboa, Tejo, Setúbal, Algarve) Alentejo e Ilhas (Madeira e Açores)

Aula 20 - Alemanha

Aula 21 - Outros países (Áustria, Hungria, Eslovênia, Croácia)


Aula 22 - Espanha - Noroeste

Aula 23 - Espanha - Duero e Meseta

Aula 24 - Espanha - Vale do Rio Ebro e Ilhas

Aula 25 - Espanha - Costa Mediterrânea (Cava e Priorat)

Aula 26 - Espanha - Andalucia (Jerez)


Aula 27 - Estados Unidos

Aula 28 - Chile - Vale Central

Aula 29 - Argentina - Mendoza

Aula 30 - Argentina - Sul e Norte


Aula 31 - África do Sul

Aula 32 - Austrália

Aula 33 - Nova Zelândia Aula 34 - Outros países (Levante e Uruguai)




Degustação:


Ao longo do curso, serão degustados rótulos representativos dos temas abordados, entregues diretamente na casa dos alunos por meio do kit Sommelier Experience.


O kit “Sommelier Experience” foi desenvolvido por uma equipe qualificada de profissionais em parceria com a Petronius Beverages. Para garantir a qualidade das amostras de bebidas enviadas aos participantes, as garrafas são fracionadas em tubetes hermeticamente fechados através de um método de envase em atmosfera modificada que impede qualquer contato com o oxigênio.





Vídeo preparação das amostras de vinhos:



Material Didático:


Além dos vinhos nos kits, o aluno receberá 3 taças ISO, caderno, caneta, fichas de degustação e régua de tonalidades para acompanhar as degustações. Os conteúdos das aulas são disponibilizados em formato de apresentação em pdf, além de materiais de estudos complementares para aprofundamento e ampliação dos conhecimentos. Todo o conteúdo fica disponível no portal do aluno, com acesso ilimitado durante a formação e após seis meses de finalização do curso.


Professores:


O curso é ministrado por professores da ABS-RS homologados pela ABS-Brasil, com profundo conhecimento e grande experiência nacional e internacional no mundo dos vinhos.


Andreia Milan - Atua há 14 anos no setor vitivinícola nas áreas de mercado e marketing do vinho. Esteve à frente do WINES OF BRASIL durante 8 anos na construção do posicionamento do vinho brasileiro no mercado nacional e internacional. É consultora em gestão de categoria de vinhos para o grande varejo e em gestão comercial para vinícolas brasileiras.


Sommelier profissional, administradora de empresas com MBA pela Fundação Dom Cabral e Post-MBA na Kellogg School of Management. Membro do conselho da ABS-Brasil , ex-presidente e atual tesoureira da ABS-RS. Empreendedora do mundo do vinho, é uma das idealizadoras da marca premium de espumantes Amitié e sócia da Agencia de Viagem Bem Vino, com foco em Enoturismo.


Caroline Dani -Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Feevale, mestrado e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul. Pós-doutorado na Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center na Georgetown University, Washington, DC, EUA. Atualmente é professora do Centro Universitário Metodista e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação.


Atua fortemente junto ao setor da uva e do vinho na elaboração de materiais para divulgação dos benefícios dos derivados da uva à saúde humana, sendo coordenadora da Comissão de Segurança e Saúde da OIV no Brasil. Possui diversas publicações em periódicos internacionais especializados. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: suco de uva, vinho, polifenóis, antioxidante, anti-inflamatório e epigenética.



Júlio César Kunz - Psicanalista e sommelier, atua no setor vitivinícola desde 2001, tendo trabalhado em importantes projetos no Brasil e no exterior. É Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers, Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Negócios do Vinho pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e a Universidade de Paris Ouest (Nanterre-La Déffense) com visitas a estudos às principais regiões vitivinícolas em 27 países.


Especializado em estratégia e negócios internacionais pelo MIB Trieste School of Management, com estágio em Montalcino (Itália), além de diversos cursos nacionais e internacionais nas Américas, Europa e Ásia. Enquanto crítico, colaborou com diferentes publicações brasileiras sobre bebidas, com a oportunidade de entrevistar grandes nomes, tais como Steven Spurrier, Jancis Robinson, dentre outros. Pela sua atuação no mundo do vinho, foi escolhido o profissional destaque do ano de 2012 pelo Instituto Brasileiro do Vinho.


É psicanalista membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, reconhecido pelos prêmios Tuti (2021) e Doro (2022) pela sua produção escrita. Além de professor convidado de diferentes universidades e consultor, é diretor de ensino e professor homologado da ABS-RS e conselheiro da Associação Internacional das Universidades da Uva e do Vinho (AUIV), ligada à OIV. É membro do Conselho Regulador da DO Vale dos Vinhedos e Formador Expert Homologado pela Denominación de Origen Cava.


Marcelo Vargas - Mestrado em Wine Management pela Università di Camerino (Itália). MBA em Marketing e Negócios do Vinho (ESPM). Especialização em Sensory Analysis e Consumer Science (Itália). Graduação superior em Comunicação e Marketing. Professor de pós-graduação da Università di Camerino (Itália) e PUCRS. Coordenador no MBA em Marketing e Negócios do Vinho e Pós de Negócios em Alimentos e Bebidas da ESPM. Pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensorial (CIAS Innovation) para projetos nas áreas de Análise Sensorial, Consumer Science e Neurociência Aplicada. Diretor Executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Mais de 15 anos de experiência em multinacionais nas áreas de alimentos e bebidas. Docente nas áreas de vinhos, outras bebidas e alimentos no Brasil e no exterior.


Maurício Roloff - Atua no setor vitivinícola desde 2007, com foco principal nas áreas de educação e comunicação. Atualmente, é professor das disciplinas de Harmonização de Vinhos da Graduação Tecnológica em Gastronomia da Unisinos e Diretor Técnico dos cursos da ABS-RS. Também participa como jurado de concursos enológicos nacionais e internacionais. Como jornalista, vem fazendo a cobertura do setor há quinze anos, publicando reportagens e colunas em jornais, revistas e sites especializados, atuando ainda no rádio e na televisão.


Também desenvolve projetos de comunicação na área para empresas e entidades. Em sua formação, buscou especialização em instituições do Brasil e do Exterior, como a formação em sommellerie pela Federazione Italiana Sommelier Albergator i Ristoratori (Fisar) e os cursos da Wine And Spirits Education Trust (WSET). A ampliação do conhecimento no setor veio ainda por meio de viagens a consagradas regiões produtoras em diversos países, entre eles Portugal, Espanha, Itália, França, África do Sul, Estados Unidos e Brasil.


Patrícia Binz- Possui graduação em Nutrição, pós-graduação em Gestão de Marcas (branding) e mestrado em Turismo e Hospitalidade, com o tema "sustentabilidade", pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em segurança de alimentos.


Possui formação na área de bebidas, sendo nível 3 Wine & Spirits Education Trust (WSET) e estudante do Diploma WSET. Também é Sommelier Profissional e Sommelier Master pela Associação Brasileira de Sommeliers - RS (ABS-RS), além de diversos cursos relacionados à área. Atua como sommelier consultora em restaurantes e hotéis, e em eventos e experiências enogastronômicas. É professora e Diretora de Marketing na ABS-RS.


Vinícius Santiago - Sommelier Profissional formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (Pin Verde e Amarelo), Sommelier de Cervejas pela Doemens Academy, WSET Level 3 Award in Wine and Spirits, Formador FrenchWine Scholar (WSG), Formador Homologado de Jerez e aluno do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia (Instituto Federal do Rio Grande do Sul).

Foi sommelier de vinícolas no Brasil e na França (Bordeaux), hoje é professor em cursos diversos, consultor de vinícolas, restaurantes e lojas de vinho. Sommelier da Santiago Cursos e Eventos e coordenador de Grupos de Degustação em Porto Alegre e na Serra Gaúcha. Diretor de Degustação da ABS-RS.



Curso Online de Formação Profissional de Sommelier - 25 de fevereiro à 09 de setembro de 2021
Curso online de formação de Sommelier Master

Certificado:


O Certificado do Curso de Sommelier Master Profissionais de Excelência será emitido pela ABS-RS e com chancela internacional da ASI - Association de la Sommellerie Internationale, com sede em Paris (França).


O certificado será enviado aos alunos que obtiverem um desempenho mínimo de 60% nas avaliações.




Investimento:


Sócios ABS-RS: R$ 11.888,00 • Parcelado cartão crédito 12x sem juros (cada parcela R$ 990,00) - Somente ocupa valor da parcela no limite do cartão


Público em geral: R$ 14.280,00 • Parcelado cartão crédito 12x sem juros (cada parcela R$ 1.190,00) - Somente ocupa valor da parcela no limite do cartão

PIX ou transferência - À vista (5% de desconto)

Sócio: R$11.286,00

Público Geral: R$ 13.566,00







Mais informações e inscrições:

www.absrs.com.br

(54) 99972 0130

contato@absrs.com.br



 

Dúvidas mais frequentes sobre o Sommelier On-line:


1 - Vai aparecer on-line no certificado?

Não, o curso on-line de sommelier da ABS-RS tem o mesmo certificado dos cursos presenciais. Os cursos possuem a mesma estrutura e número de vinhso degustados.


2 - O valor do curso está incluso os kits e o envio?

Sim, o valor do curso inclui todos os benefícios: aulas ao vivo e gravadas, material didático complementar, kits para degustação e garrafas de vinhos para atividade prática de serviço. Tudo é enviados para a casa do aluno, bem como complementar com taças, saca-rolhas e caderno.


3 - O parcelamento no cartão de crédito ocupa todo valor do curso do limite?

Não, o parcelamento no cartão de crédito acupa apenas o valor da parcela no limite do cartão de crédito. A parcela é debitada mensalmente.







LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page