top of page

ABS-RS têm agenda intensiva na Expovitis Brasil

Aulas, debates e fóruns contaram com diretores e professores da seccional gaúcha da ABS na feira realizada na capital federal 



Realizada durante o feriado de Corpus Christi, em Brasília, a segunda edição da Expovitis Brasil se destacou no calendário de eventos do setor vitivinícola nacional. A feira contou com 110 vinícolas brasileiras e uma programação que abarcou degustações, masterclasses e debates sobre futuro do setor, com foco em tecnologia, consumo consciente e novas regiões produtoras. Nesse contexto dinâmico, os diretores e professores da seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) tiveram participação de relevância, marcando presença em painéis e conduzindo degustações harmonizadas tendo como público tanto o consumidor final quanto os próprios atores da cadeia produtiva brasileira da Uva e do Vinho.


Em cada um dos três dias do evento, o diretor de vinhos e professor da ABS-RS Júlio César Kunz, junto com o também professor Marcelo Vargas, conduziram degustações harmonizadas tendo como temática rótulos representativos dos vinhos tropicais, de inverno e de viticultura tradicional. Os rótulos foram harmonizados por pratos elaborados pela chef Angélica Oliveira e tiveram ingressos esgotados.


A programação da feira inclui mais de 500 rótulos para degustação, além de palestras técnicas, masterclasses, experiências sensoriais e atrações culturais. Grandes nomes do setor participam dos painéis e workshops que exploram desde a resistência das uvas PIWI até a produção de vinhos sem álcool e o uso da biotecnologia como resposta às mudanças climáticas.



No dia 20 de junho, dois representantes da ABS-RS foram escalados para o painel Tendências Globais. Enquanto Kunz, que também exerce o cargo de vice-presidente da ABS Brasil, discorreu sobre “O que podemos aprender com os líderes mundiais?”, Vargas, falando como pesquisador do Centro Italiano di Analisi Sensoriale (Cias Innovation), trouxe o debate para a esfera nacional, abordando “O que podemos aprender com os líderes brasileiros?”


E, coube à Caroline Dani, também integrante Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) discorrer sobre “O papel dos polifenóis: da videira ao consumidor”, no Painel Inovação e Pesquisa que fechou a programação, no dia 21.


“Fomos muito bem recebidos no evento, pois mostrou que ABS-RS é reconhecida pela qualidade do trabalho que desenvolve seja no ensino, na difusão de conhecimento, na articulação setorial e na consolidação da cultura do vinho no país”, observou Caroline.


Programação paralela e laboratório enológico 


Patrocinadora oficial da Expovitis Brasil, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) sediou diversas atividades em seu estande, como a palestra “Estratégia para Incentivo à Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico na Cadeia do Vinho”, ministrada pela presidente e professora da ABS-RS, Caroline Dani. Realizada no dia 20 de junho, teve como mediadora a gerente da agência, Isabela Gaya.


Imagens ABDI / Divulgação

Caroline Dani ministrou palestra no estande da ABDI e, junto à dirigentes da agência, da Anprovin e do setor destacou importância do Laboratório de Análise e Certificação de Vinhos do Centro-Oeste
Caroline Dani ministrou palestra no estande da ABDI e, junto à dirigentes da agência, da Anprovin e do setor destacou importância do Laboratório de Análise e Certificação de Vinhos do Centro-Oeste

A ABDI tem como compromisso a colaboração com o setor vitivinícola, na oferta de soluções estratégicas focadas em inovação, eficiência, produtividade, sustentabilidade e competitividade para a cadeia vitivinícola.


Em outubro, por exemplo, a agência deve inaugurar o primeiro laboratório de análise e certificação de vinhos do Centro-Oeste, que recebeu investimentos de R$ 3,4 milhões, resultado de uma parceria feita com a Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin). As obras estão em conclusão no  Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (PAD-DF), local de realização da Expovitis.


“O Laboratório de Análises de Vinho deve ser um dos mais modernos do país, e terá grande importância para a consolidação da vitivinicultura no Brasil pois facilitará a realização de análises para muitos dos novos polos vitivinícolas em desenvolvimento", observou Caroline.


Dotado de equipamentos como cromatógrafo, winescan (analisador de vinhos) e  balanças de precisão, oferecerá serviços como análises físico-químicas e sensoriais de vinhos, consultoria enológica e capacitação profissional. A expectativa é que o espaço se torne um centro de referência nacional, equipado com tecnologia de ponta, destinado a atender as demandas do setor vitivinícola, com foco nos vinhos de inverno. 


Commentaires


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page