ABS-RS participa de articulações do setor vitivinícola na esfera federal
- Martha Caus
- há 6 dias
- 2 min de leitura
A presidente Caroline Dani cumpriu agenda em Brasília a fim de dar visibilidade e sensibilizar classe política para demandas setoriais

As articulações na esfera federal em prol do desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro – e por consequência, de todas as atividades que abrangem esse segmento – seguem na intensa programação da seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).
Na terça-feira, dia 08, a presidente da entidade Caroline Dani, cumpriu uma agenda extensa em Brasília, marcando presença em compromissos que envolveram a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, a Câmara Setorial da Uva, do Vinho e Derivados, além de encontros com autoridades políticas da capital do país.
Os benefícios à saúde promovidos pelo vinho quando consumido com moderação quando inserido em um contexto de estilo de vida que cultive bons hábitos de alimentação, dieta e bem-estar. Esses foram os pontos apresentados por Caroline durante a audiência pública realizada para o legislativo federal no turno da manhã.
Embasada por uma extensa lista de pesquisas científicas realizadas internacionalmente, a presidente da ABS-RS destacou que políticas públicas implantadas em outras regiões do mundo resultaram em maior qualidade de vida e longevidade com saúde para a população. A audiência pública contou ainda com a participação do presidente da União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, explanando aos deputados e senadores os dados do setor; da pesquisadora Fernanda Spinelli, abordando como o assunto é tratado no âmbito da Organização Mundial da Vinha e do Vinho (OIV) e em outros países; e do médico cardiologista Jairo Monson Filho, reforçando sobre os resultados positivos para a saúde referentes à ingestão responsável do vinho.
Já no período da tarde, a representante da ABS-RS marcou presença na reunião da Câmara Setorial, que busca o enquadramento do vinho como produto agroalimentar e debate a importância de se tratar o vinho como patrimônio cultural, devido ao seu viés histórico e social no Brasil.
“Por mais que a política não seja algo com que tenhamos que lidar no dia a dia da nossa profissão, é importante ocuparmos esse espaço. Estamos buscando fortalecer nossa representatividade, dar maior visibilidade para que o vinho seja valorizado e receba a atenção necessária por quem estabelece as políticas públicas para o nosso setor” justifica Dani.
Aproveitando a agenda, Caroline aproveitou para divulgar às autoridades o Chimas, um dos projetos beneficentes desenvolvidos pela ABS-RS que envolve diferentes elos da cadeia produtiva e o consumidor, com resultado revertido a uma causa social.
Foram presenteados com um exemplar do Chimas Corte Singular nº 3, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que participou da reunião da Câmara Setorial e o deputado federal de Minas Gerais, Rafael Simões, responsável pela convocação da audiência pública (fotos abaixo).
Comentarios