Sucesso de programação e público na 5ª. Jornada do Sommelier
- Martha Caus
- 13 de jun.
- 6 min de leitura
Confira os insights dos painéis que avaliaram o passado, pontuaram o cenário atual e deram a tônica para o debate sobre tendências e rumos para o futuro da sommellerie. Acesse a galeria de fotos dos eventos
Fotos César Silvestro

A importância, desafios, cenários e potencialidades para a profissão foram debatidos ao longo da manhã do dia 7 de junho, durante a 5ª Jornada do Sommelier realizada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), no Spa do Vinho Hotel. Doze experts trouxeram informações valiosas para compreender a evolução do sommelier no mercado brasileiro, tema da jornada desse ano. Já no período da tarde, no charmoso espaço Promenade, o público circulou pelos estandes de 14 vinícolas e loja de acessórios que participavam da feira Vinhos & Encontros. Foi o momento de encontrar e fazer amigos, conhecer rótulos e dar sequência às ideias e assuntos debatidos no momento anterior entre brindes, ao som de música, ao ar livre, tendo os vinhedos do vale como cenário de fundo.
“Em um estado com tradição vitivinícola tão rica, a jornada nasce para unir conhecimento técnico, experiências sensoriais e diálogo entre profissionais, estudantes e apaixonados pelo vinho” discursou a presidente da ABS-RS, Caroline Dani. “A jornada também representa o compromisso da ABS-RS com a formação contínua, com a construção de pontes entre o setor produtivo e o serviço, e com o fortalecimento da cultura do vinho como patrimônio vivo do nosso estado”, completou. A jornada congregou não somente participantes do Rio Grande do Sul, mas também de fora do Estado, com a presença de profissionais, alunos e apaixonados por vinho de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.
Os painéis foram divididos em blocos de passado, presente e futuro, mostrando a evolução, os desafios, oportunidades e tendências nos mais diferentes aspectos da profissão.

No primeiro momento, com o tema “Histórico da sommellerie no Brasil”, coordenado pelo vice-presidente da ABS-RS, Maurício Roloff, o presidente da ABS Brasil, Danio Braga, resgatou as origens e o trabalho basilar que o sommelier vem exercendo no mercado, atuando como um multiplicador das informações inerentes ao vinho, valorizando os produtos, compartilhando conhecimentos e tornando mais eficaz a operação dos empreendimentos onde a profissão é exercida. “É uma profissão que não faz parte do passado, mas que está no presente e será cada vez mais necessário no futuro”, observou Braga.
Deborah Villas-Bôas Dadalt, CEO do Spa do Vinho Sublime Winescapes e diretora da Ales Victoria Vinícola, trouxe sua experiência em três diferentes eixos da cadeia produtivos do vinho: elaboração, comércio e serviço do vinho. “O sommelier é o elo entre todos esses elementos da cadeia: o produtor, que faz um vinho maravilhoso, mas que, em 90% das vezes, é pequeno e não consegue alcançar o mercado; entre o próprio mercado, que precisa selecionar vinhos específicos para cada empreendimento, cada restaurante, cada loja; e o consumidor, que precisa desse aconselhamento para não se perder em uma miríade de rótulos”, salientou a executiva.
Uma empresa com um extenso portifólio de produtos, voltados para vários nichos de mercado necessita de diferentes estratégias de comunicação com o público. E, para Rodrigo Valério, diretor de Marketing e vendas da Vinícola Aurora, o sommelier é o profissional que apresenta essa versatilidade e potencializa as demais estratégias utilizadas para se conectar com o consumidor. Ele defendeu o reconhecimento e a valorização da profissão devido aos atributos que o profissional apresenta

Júlio César Kunz, diretor de vinhos da ABS-RS e vice-presidente da ABS Brasil, foi quem conduziu o painel que abordou o cenário presente, com a temática “Mudanças na sommellerie e o cenário atual no consumo de bebidas”. A reflexão da presidente da unidade goiana da ABS, Letticiae Portes Bittencourt, se somou à do sommelier Wallace Neves, que destacaram a permanente necessidade do sommelier se manter atualizado, tendo em vista a dinamicidade do mercado consumidor e produtivo. Eles citaram as novas zonas vitivinícolas brasileiras e mundiais, as alternâncias nas preferencias de consumo, as mudanças provocadas pelas questões climáticas ou mesmo de perfis de comportamento geracional. “O sommelier tem que estar ligado nas notícias do mundo para acompanhar as tendências e estar à frente. Assim ele poderá atender melhor o cliente, que está sempre pedindo pelo novo”, resumiu a dirigente.
O coordenador dos projetos da área de Alimentos e Bebidas do Sebrae do Rio Grande do Sul, Roger Scherer Klafke, apresentou dados sobre o segmento, como o fato de que 10% dos municípios da Serra Gaúcha concentram 70% de todas as vinícolas do estado, de que a vitivinicultura gaúcha responde por 90% da produção nacional e de que o enoturismo envolve mais de 2 mil empresas.

O terceiro e último painel, intitulado “O futuro da sommellerie”, teve a presidente da ABS-RS, Caroline Dani, como mediadora e trouxe um convidado virtual. O caxiense Felipe Augusto Chies radicado há mais de 15 anos nos Estados Unidos sendo hoje Líder de IA Generativa na Amazon Web Services. Em sua apresentação, ele trouxe vários exemplos de aplicação da IA generativa em negócios de vinho e hospitalidade, enriquecendo a experiência dos usuários dessa tecnologia. Também demonstrou um aplicativo que auxilia na escolha de rótulos para harmonizar com alimentos. Chies ainda deu dicas de como elaborar comandos para que as ferramentas de IA apresentem resultados mais efetivos.
Os analistas Rodrigo Lanari, da Winext, e Felipe Galtarosa, da Ideal BI, trouxeram valiosos dados de mercado, com análise de tendências e projeções de comportamento de consumo observados no Brasil e no mundo. Variáveis como a redução no consumo de álcool, discrepâncias entre mercados maduros, como o europeu e o norte americano em comparação ao Brasil, assim como participação de gênero na decisão de compra e a estratificação dos segmentos de maior comércio no país.
“O papel do sommelier se torna ainda mais importante pois é ele que irá fazer com que o cliente tenha boas experiências ajudando-o a consumir melhor e não necessariamente consumir mais”, aponta Lanari. “O mercado não vai acabar nem no Brasil nem na Europa. Mas será necessário entender quando o vinho passa a fazer parte da vida social das pessoas para ser assertivo”, pontuou Galtarosa.

Encerrada a etapa da manhã, o momento dos brindes e descontração foi deu a tônica da feira Vinhos & Encontros. No local, organizado no formato de um exclusivíssimo festival, 14 vinícolas apresentavam seus rótulos, comercializavam seus produtos, profissionais trocavam experiências e amigos se reuniam pra confraternizar e seguir atualizando conhecimentos.
Todos os participantes receberam uma taça e um “colar” porta-taça para que pudessem circular e desfrutar da gastronomia servida em uma bancada de réchauds, ou ainda se acomodar em grupos nas mesas e espaços de descanso instalados no local.
Marcaram presença as empresas Vinícola Amitié, Miolo Wine Group, Nova Aliança Vinícola Cooperativa, Otto Vinhos e Espumantes, Vinícola Aurora, Ales Victoria Vinícola, Petronius Beverages, Vinícola Arte Viva, Vinícola Domus Mea, Vinícola Foppa & Ambrosi, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Vinícola Maximo Boschi, Vinícola Monte Sant’ana, Zanotto Vinhos e Bacchus Acessórios para Vinhos.
“Que este encontro fortaleça ainda mais a nossa rede de profissionais apaixonados pelo vinho e pela excelência no serviço. Nos vemos nos próximos eventos da ABS-RS!”, desejou Caroline Dani, encerrando o evento.
Quer se aprofundar nos conteúdos apresentados nos painéis da Jornada? Entre em contato conosco pelo e-mail relacionamento@absrs.com.br e receba os materiais que serviram de base para os debates do evento.
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