Informações - Novidades - Blog

Com mais de cem anos de tradição, Salton é a quinta vinícola a abrigar 11ª turma do Curso Profission


Considerada uma das maiores produtoras de espumantes e vinhos do Brasil e com uma história de mais de cem anos, a Salton, Bento Gonçalves, é a quinta vinícola gaúcha a abrigar a turma 11 do Curso Profissional de Sommelier promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).

A empresa familiar fundada em 1910 procura investir em iniciativas que ajudem a fomentar o consumo do vinho no Brasil. Para a empresa, a especialização de consumidores entusiastas, principal público dos cursos da ABS, sem dúvida, é um importante passo para estimular a relação dos brasileiros com o vinho. "Um sommelier formado através da entidade compartilha experiências, sabores e aromas e contagia todos à sua volta, inspirando muitas pessoas a se aventurar no mundo do vinho", destaca a vinícola. E acrescenta: "Nossas portas se abrem para uma turma em cada nova edição do curso, possibilitando que os participantes explorem um pouco da história, da tradição e da rica cultura vitivinícola, in loco, saboreando ainda rótulos da Salton, selecionados especialmente para os futuros especialistas.”

O presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr. comemora a parceria e destaca a importância dessa colaboração para o sucesso do curso, que chega a sua 11ª edição. “É um privilégio receber nossos alunos em uma vinícola centenária e ao mesmo tempo moderna, focada em novidade e transformação. A Salton é um modelo para a vitivinicultura brasileira.”.

O curso está com inscrições quase esgotadas. A nova turma tem início no dia 4 de outubro, na Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, atraindo pessoas de diversas partes do Brasil, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, afora o Rio Grande do Sul. É disponibilizado diploma, emitido em parceria com a ABS-SP, com a chancela da ASI (Association de la Sommellerie Internationale), sendo válido em todo o território nacional.

Ao todo, os participantes passam por sete módulos (112 horas), com término em maio de 2020. São sempre três aulas por mês (sextas à noite, sábados e domingos), que acontecem em tradicionais vinícolas gaúchas, sendo o último módulo ministrado no Hotel Dal' Onder Sky.

Nas aulas, são repassados os mais importantes conhecimentos do mundo de Baco, passando por noções básicas de vinificação e produção de vinhos, harmonizações, vitivinicultura, serviços dos vinhos, além de estratégias de consumo e de comunicação com os clientes. “Será uma oportunidade exclusiva, com professores renomados e um conteúdo abrangente, de mergulhar no mundo do vinho e fazer disso uma profissão”, observa o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.

O sommelier

O sommelier é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova do vinho antes que o mesmo seja servido ao cliente. A profissão foi regulamentada no Brasil através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissionalno setor de alimentos e bebidas.

Programação:

- Módulo 1: 4 a 6 outubro – Vinícola Aurora (Bento Gonçalves)

- Módulo 2: 8 a 10 novembro - Casa Fontanari, Bento Gonçalves

- Módulo 3: 6 a 8 de dezembro – Vinícola Viapina (Flores da Cunha)

- Módulo 4: 14 a 16 de fevereiro de 2020 – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)

- Módulo 5: 13 a 15 de março de 2020 - Vinícola Salton (Bento Gonçalves)

- Módulo 6: 24 a 26 de abril de 2020 - Vinícola Lovara

- Módulo 7: 15 a 17 maio de 2020 - Hotel Dal' Onder Sky


SOBRE A ABS-RS

Somos a ABS/RS uma Associação que promove cultura e lazer para os apaixados por vinhos, outras bebidas e gastronomia. Entre os nossos principais objetivos, está a formação de profissionais para a cadeia de bebidas e alimentos. Clique aqui e saiba mais...

LOCALIZAÇÃO

(54) 99972-0130

 

RS-444, KM 21 - Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves/RS  

CEP: 95700-000

 

contato@absrs.com.br

ACOMPANHE AS NOVIDADES

  • Instagram ABS-RS
  • YouTube ABS-RS
  • Facebook ABS-RS

© 2020 Todos os direitos reservados para ABS-RS