top of page
Buscar

Nova diretoria da ABS-RS toma posse e forma milésimo sommelier profissional

Evento reuniu autoridades, dirigentes e empresários do setor vitivinícola, marcou a posse da presidente Caroline Dani para a gestão 2024-2026 e celebrou a eleição do diretor Júlio César Kunz para vice-presidente da ABS Brasil


Com motivos de sobra para brindar, a diretoria da seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) para o período de 2024 a 2026 tomou posse na noite de ontem, 23 de março, em evento realizado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. O então presidente Júlio César Kunz e vice Marcelo Vargas, passaram os cargos para Caroline Dani e Mauricio Roloff que, com o suporte de seis diretorias, irão coordenar as ações da entidade para o próximo triênio. A ocasião também celebrou a eleição de Kunz ao cargo de vice-presidente da ABS Brasil. Ele assumirá pelos próximos quatro anos a gestão da entidade nacional ao lado do presidente Danio Braga, da ABS-RS.


Foto: César Silvestro

Diretoria para a gestão 2024-2026 tomou posse em jantar festivo em Bento Gonçalves.

 

“Temos muito o que comemorar”, declarou Caroline Dani. “Temos nossas turmas com inscrições esgotadas e fila de espera, estamos assumindo uma gestão que traz um histórico de superação e que trouxe inovações na capacitação de sommeliers e no compartilhamento de conhecimentos sobre o mundo do vinho. E comemorar a formação do milésimo sommelier é a consolidação do trabalho desenvolvido há quase uma década com muita seriedade e paixão”. A presidente representa a quarta geração de uma família dedicada ao desenvolvimento do setor vitivinícola gaúcho. Ela é trisneta de José Dani, primeiro presidente da Cooperativa Vitivinícola Otávio Rocha, de Flores da Cunha, a quarta cooperativa a ser fundada no Estado. “Pouco glamour e muito trabalho, sempre foi esse o lema da nossa família’, lembrou Dani.

 

Ela recebeu o cargo do então presidente Julio Kunz – neto de Elói Kunz, empresário do setor de bebidas e turismo em Flores da Cunha – também descendente de uma família inserida no fomento da região como polo vitivinícola. “Termos uma região de excelência na produção de vinhos e que é referência também na formação para a sommellerie é algo único no mundo, motivo de orgulho não só para a ABS-RS, mas para todos os gaúchos”, discursou Kunz, ao passar o cargo para Dani. Ao comentar sobre sua eleição para compor o quadro da presidência da entidade nacional, salientou que, pela primeira vez haverá alguém fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo nessa posição. “Isso é reconhecimento da força da ABS-RS”. Em seus discursos, os gestores ressaltam que o vinho é um grande impulsionador da economia, da cultura e parte da própria identidade social da região.

 

Sommelier número mil

Outro marco do evento foi a entrega do certificado ao milésimo profissional formado pela entidade. Carlos Eduardo Porsch, foi o aluno com o melhor desempenho entre os alunos da 17ª. turma presencial de sommeliers que celebraram sua formatura no sábado. “O curso é maravilhoso tanto para quem deseja se qualificar para atuar na profissão, como para quem quer empreender na área, porque proporciona um conhecimento fantástico. Esperava sair com informação, mas terminei o curso com mais cultura, com um sócio, amigos e um networking incrível”, declarou Porsch. Médico cirurgião, natural de Guarujá do Sul, ele decidiu se qualificar como sommelier após se mudar para Gramado com a família e decidir empreender no ramo de gastronomia.


Foto: César Silvestro

Vice-presidente da ABS Brasil, Júlio César Kunz (E), e a presidente da ABS-RS, Caroline Dani (D), homenagearam o primeiro sommelier formado pela entidade, Pedro Ricardo Hipp Germano, e o milésimo profissional, Carlos Eduardo Porsch.

 

O primeiro sommelier formado pela entidade, Pedro Ricardo Hipp Germano, de Cachoeira do Sul, também foi um dos homenageados da noite. Em nove anos de atuação, a ABS-RS contabiliza mais de mil alunos formados de diversos estados brasileiros, em 32 turmas, com conhecimentos aprofundados sobre o serviço e características dos vinhos das principais regiões produtoras do mundo.

 

Autoridades dos governos estadual e municipal, assim como dirigentes das entidades da cadeia produtiva da uva e do vinho e de vinícolas também celebraram as conquistas da ABS-RS. Estiveram presentes o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Davi Da Rold, o deputado estadual Guilherme Pasin, representando a Assembleia legislativa do Rio Grande do Sul, o secretário de Turismo do Estado Luiz Fernando Rodriguez Júnior representando o governador do estado Eduardo Leite, os presidentes da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Ricardo Morari, do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho), Elenir Antonio Cesca, o diretor executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Darci Dani, o diretor de Relações Institucionais do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh Uva e Vinho) Gladimir Zanela, executivos do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a secretária executiva da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), Juliana Toniolo Rossatto, entre outros.

 

Gestão ABS-RS 2024-2026

Além da presidente Caroline Dani e do vice Maurício Roloff, que acumula o cargo de diretor executivo de Ensino, a gestão 2024-2026 da ABS-RS conta com Andreia Gentilini Milan na diretoria Financeira, Júlio César Kunz na diretoria executiva de Relações Institucionais, Marcelo Vargas Fraga na diretoria executiva de Degustação, Marcos Graciani na Secretaria e Patrícia Binz na diretoria executiva de Marketing. Nessa gestão integram-se ao grupo Martha Caus na diretoria executiva de Comunicação e Conteúdo e Armando Perin no Conselho Fiscal, que também é composto por Juciane Casagrande Doro e Vinícius Santiago.




Mais informações para a imprensa:

Martha Caus

Diretora de Comunicação

comunicação@absrs.com.br ou (54) 98111.4450



Comentários


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page