top of page
Buscar

Excelência à prova: ABS-RS abre inscrições para o Concurso Melhor Sommelier do RS

Conhecimentos teóricos e de prática de serviço serão testados. Final ocorrerá no Vale dos Vinhedos, dia 7 de junho, com transmissão ao vivo

 

Atribui-se a Aristóteles a frase “o conhecimento é o caminho para a excelência”. E, no universo da sommellierie, todo o conhecimento adquirido sobre vinhos e demais bebidas visa proporcionar uma experiência de excelência ao cliente.  Pois a seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) testará os conhecimentos dos candidatos ao título de melhor profissional do estado.


Cleber Brauner/Divulgação

Luis Gustavo da Silva Buske é bicampeão do concurso Melhor Sommelier do RS

 

A quarta edição do Concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul terá a etapa teórica, realizada no dia 25 de maio, na sede da ABS-RS, em Bento Gonçalves. Com início às 9h, os inscritos terão 90 minutos para responder questões que envolvem estilos de vinhos, processos de vinificação, países e regiões produtoras, conhecimentos sobre bebidas destiladas e harmonização dentre outros temas. Podem se candidatar profissionais com pelos menos um ano de experiência na profissão e que estejam atuando no estado.

 

“O Sommelier é importantíssimo para a cadeia da uva e do vinho, pois é esse profissional que, lá na ponta, explica, leva conhecimento e ensina a cultura do vinho ao consumidor. Com o concurso, queremos valorizar e dar visibilidade a esses profissionais excepcionais, que serão destacados na figura do ganhador”, ressalta Caroline Dani, presidente da ABS-RS.

 

Os três candidatos com maior pontuação seguirão para a etapa prática, que ocorrerá no dia 7 de junho, no Hotel e SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, e contará com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da ABS-RS. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de maio, através deste link : Concurso Melhor Sommelier do RS

 

A prova final é um evento de grande interesse do público, que acompanha atentamente os movimentos e respostas dos candidatos. Um júri formado por experts do setor testará os finalistas no serviço formal dos vinhos e destilados, na avaliação de cartas de restaurantes e no reconhecimento de bebidas servidas às cegas, entre outras questões. A transmissão será comentada por sommeliers convidados e costuma ter momentos de tensão e muita emoção para os apaixonados por vinhos.

 

“Um dos propósitos da ABS-RS é fomentar o mercado de trabalho da sommellierie. O concurso evidencia o quanto a profissão demanda conhecimento e técnica. Para os participantes é uma ótima oportunidade de se destacar, assim como de ter um papel atuante nessa mobilização do setor”, explica o vice-presidente da entidade, Mauricio Roloff.


No ano passado, a final contou com a participação de Deise da Costa, ganhadora da primeira edição, em 2021, o estreante Marcelo dos Santos e Luis Gustavo da Silva Buske, que venceu a competição pelo segundo ano consecutivo.

 

 

Jornada do Sommelier 2024 – Terroir Brasilis

 

A final do concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul é o evento que abre a programação do evento mais aguardado e de referência para os profissionais do ramo. A Jornada do Sommelier 2024 ocorrerá nos dias 07 e 08 de julho, no Hotel e Spa do Vinho e contará com uma Masterclass, debates e feira de vinhos e produtos. O tema desse ano será Terroir Brasilis: Os diferenciais do vinho brasileiro.[M3] 

 


SERVIÇO

Concurso Melhor Sommelier do RS

Inscrições: até 24 de maio de 2024, pelo site www.absrs.com.br

Prova teórica: 25 de maio de 2024, às 9h, na sede ABS-RS, em Bento Gonçalves

Prova prática: 07 de junho de 2024, no Hotel e Spa do Vinho, em Bento Gonçalves

Requisitos para participação: Experiência mínima de pelo menos um ano atuando como sommelier no RS

Valor de inscrição:

- Sócios ABS-RS: R$ 50,00

- Público geral: R$ 100,00



Comments


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page