top of page
Buscar

ABS-RS premia os destaques do mercado vitivinícola de 2019


Os vencedores da primeira edição do Prêmio ABS-RS foram agraciados na noite dessa quarta-feira, 20, em uma solenidade emocionante no Campus da Unisinos em Porto Alegre, durante o 34º Encontro Nacional da Abrasel. A jovem sommelière Deise da Costa, de Bento Gonçalves, formada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) foi a escolhida na principal categoria do prêmio, Melhor Sommelier. A Dionísia VinhoBar conquistou o Destaque do Ano de 2019 e a Melhor Carta de Vinhos. Na categoria Melhor Carta de Vinhos Brasileiros, o Spa do Vinho foi o vencedor. A Melhor Vinícola foi a Pizzato. A Vinhos do Mundo ganhou como a Melhor Loja de Vinhos. A Miolo foi eleita coma a Melhor Experiência de Enoturismo. O enólogo Felipe Bebber foi escolhido o Personalidade do Ano 2019. Ele é sócio-diretor da Vinícola Família Bebber, de Flores da Cunha.

A diretoria da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) preparou duas surpresas pra noite. A instagrammer Gabriele Negri recebeu o título de Embaixadora do Ano, categoria que faz uma homenagem a quem se mais de destacou em divulgar as ações da ABS-RS em 2019. Gabriele é sommelier formada pela turma 8 da ABS-RS. A outra novidade foi a entrega de uma Menção Honrosa para o enólogo João Valduga, da Casa Valduga. “Este é um prêmio escolhido exclusivamente pela diretoria da ABS-RS para quem contribuiu decisivamente ao desenvolvimento do setor vitivinícola gaúcho e brasileiro. O João Valduga preenche este requisito, sendo um professor a todos nós na arte de elaborar vinhos e receber turistas. Acima de tudo, é um empreendedor arrojado e inovador, com empreendimentos em vários setores econômicos ligados à produção vitivinícola e de bebidas na serra gaúcha”, disse o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.

A iniciativa inédita da associação teve o objetivo de homenagear estabelecimentos e profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado no setor vitivinícola em 2019. A escolha dos vencedores envolveu duas fases. A primeira recebeu um total de 1.316 votos através de escolha popular. Os cinco mais lembrados em cada uma das oito categorias passaram pelo crivo de um júri de especialistas — formado por diretores e associados da ABS-RS, jornalistas, blogueiros e formadores de opinião. Foram eles que elegeram os ganhadores do Prêmio ABS-RS.

“O Prêmio ABS-RS virou assunto obrigatório no Estado, no Brasil e até no exterior. Em apenas 20 dias, movimentamos e setor fazendo todos os envolvidos com o mercado de vinho refletir em quais seriam os destaques do ano. Esse tipo de iniciativa estimula um setor que precisa se renovar constantemente”, avalia Orestes Jr. “ A participação foi muito acima do esperado, foi um grande sucesso”, destaca o presidente da ABS-RS.

Orestes Jr. anunciou que a edição 2020 do prêmio será realizada no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, sede oficial da ABS-RS. Antes da premiação, a sommelière Deisi Novakoski palestrou sobre “Provedor dos reis e o primeiro a morrer! Pra que serve, afinal, um Sommelier?”. “A ABS-RS está de parabéns pela iniciativa. É com este tipo de ação que mantém um setor mobilizado para seguir seu crescimento. A valorização de pessoas e empresas é fundamental para aumentar o reconhecimento de toda a categoria”, elogiou a sommeliérè carioca.

Prestigiaram o evento a presidente da Abrasel-RS, Maria Fernanda Tartoni, o presidente da Abrasel-RJ, Pedro Hermeto, o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Carlos Abarzúa, a gerente regional do Sebrae na Serra Gaúcha, Angelica Louvani Inácio Brandalise,os diretores da ABS-RS, Andreia Gentilini Milan, Marcelo Vargas e Marcos Graciani, e as conselheiras Elisângela Hesse e Silvana Gentilini. O evento contou ainda com a apresentação da violinista Clarissa Ferreira e com a apresentação da jornalista e sommelier Gisa Guerra.

Confira a lista dos agraciados com o Prêmio ABS-RS 2019:

Melhor Sommelier: Deisi da Costa, de Bento Gonçalves

Melhor Carta de Vinhos: Dionísia VinhoBar, de Porto Alegre

Melhor Carta de Vinhos Brasileiros: Spa do Vinho, de Bento Gonçalves

Melhor Vinícola: Pizzato, de Bento Gonçalves

Melhor Loja de Vinho: Vinhos do Mundo, de Porto Alegre

Melhor Experiência de Enoturismo: Enoturismo Miolo, de Bento Gonçalves

Destaque do ano de 2019: Dionisia VinhoBar, de Porto Alegre

Personalidade do ano de 2019: Felipe Bebber, de Flores da Cunha

Prêmios entregues pela diretoria da ABS-RS:

Embaixador(a) do Ano: Gabriele Negri, de Farroupilha

Menção Honrosa: João Valduga, da Vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves


LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA TAMBÉM LEIA

Frame (2).png
bottom of page